GINÁSTICA ARTÍSTICA
POSSIBILIDADES E APLICABILIDADE NO ÂMBITO ESCOLAR
Resumo
O presente estudo teve como objetivo analisar o que estudos revelam sobre a Ginástica
Artística como conteúdo no Currículo trabalhado nas aulas de Educação Física Escolar no
Ensino Fundamental e confrontar os mesmos com a pesquisa de campo realizada com
docentes de Educação Física da primeira fase do Ensino Fundamental das escolas públicas e
privadas do município de Barra do Piraí. Para isso, foram entrevistados professores da área
com questionário de perguntas fechadas. O que a credencia para tal é a multiplicidade de
experiências corporais extremamente importantes para o desenvolvimento global do
indivíduo, especialmente em crianças. Diante do exposto, contatamos que mesmo ciente dos
benefícios que este conteúdo proporciona para desenvolvimento psicomotor e habilidades
motoras do aluno, poucos são os profissionais da área que utilizam o mesmo neste processo
de formação dos alunos no Ensino Fundamental no contexto escolar. Entendemos também,
que diante da fala dos autores pesquisados e dos professores entrevistados que é possível a
aplicabilidade da Ginástica Artística no âmbito escolar e que a mesma contribui de forma
relevante para o desenvolvimento e/ou aprimoramento da criança em sua forma totalizada.