GINÁSTICA RÍTMICA
UMA PROPOSTA PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Resumo
No decorrer da prática docente, percebi a ausência desta modalidade esportiva em grande
parte das escolas públicas municipais do Ensino Fundamental e Médio em algumas cidades do
Sul do Rio de Janeiro, sobretudo, na cidade de Porto Real. O presente estudo tem como
objetivo elaborar uma proposta de Curso de formação continuada para os docentes da área de
Educação Física, no intuito de promover a inclusão de alunos com deficiência por meio de
atividades de educação física escolar adaptadas. Identificar o estado da questão acerca do que
a literatura científica apresenta sobre a educação física adaptada para pessoas com deficiência
e produzir a análise do estado da questão por meio de revisão integrativa nas bases de coleta
de dados, através de descritores especificados no escopo metodológico. Nossa hipótese é que
algumas questões como ausência de material esportivo, a não qualificação profissional, a falta
de espaço apropriado entre outras dificuldades existentes no cotidiano do Professor sejam
obstáculos para a ministração deste conteúdo como currículo Escolar. Diante isso,
entendemos ser relevante uma pesquisa que leve os profissionais da Educação Física a refletir
e a discutir a respeito da importância da Ginástica Rítmica nas aulas de Educação Física
Escolar nesta dimensão Inclusiva, uma vez, que segundo os PCNs da área, o desenvolvimento
de tal conteúdo é imprescindível para o desenvolvimento e/ou aprimoramento global do
discente em idade regular. Assim, temos a seguinte questão, objeto de nosso estudo: Como
preparar docentes que atuem na educação física escolar, de modo que possam desenvolver
atividades referentes à administração da ginástica rítmica, como componente curricular,
segundo a perspectiva da educação inclusiva? Sendo assim, será realizado uma pesquisa de
campo nas escolas públicas municipais da cidade de Porto Real – RJ, na intenção de
identificar se este conteúdo está sendo ministrado nas aulas de Educação Física Escolar numa perspectiva Inclusiva. Teremos como produto desta pesquisa um Curso de formação
continuada para os professores de Educação Física do Município de Porto Real, na intenção
de fornecer aos mesmos informações, diretrizes e orientações acerca da Ginástica Rítmica
como conteúdo Escolar numa perspectiva inclusiva, tornando-se inovadora pelo fato dos
profissionais da área, sobretudo desta cidade não ter trabalhado nesta dimensão.