A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NO CONSUMISMO INFANTIL E SEUS IMPACTOS NA INFÂNCIA
Resumo
O presente artigo tem por objetivos investigar como o consumismo infantil atrelado à mídia
pode afetar o desenvolvimento infantil; identificar fatores que induzem às crianças ao
consumo excessivo e o papel da escola como espaço de práticas significativas emancipadoras
e transformadoras com o intuito de reverter a situação abusiva de consumo entre as crianças.
Para isso foi feito um levantamento bibliográfico acerca da construção e desaparecimento da
infância, a relação entre consumo e mídia e o papel da escola frente a essa nova perspectiva
de infância. Realizou- se uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo, com o intuito de
identificar se realmente há uma prática consumista nas instituições de Educação Infantil. O
resultado da pesquisa evidenciou que o consumismo infantil está presente nessas instituições,
os docentes sentem a influência da mídia dentro da sala de aula, porém, alguns professores só
fazem intervenções pedagógicas quando há uma evidência brusca de consumo ou valorização
do ter ao invés do ser.