O SABER METALINGUÍSTICO NAS AULAS DE PORTUGUÊS INSTRUMENTAL
O TRABALHO COM GRAMÁTICA APLICADA À PRODUÇÃO TEXTUAL
Resumo
Dados de identificação
Este trabalho pretende apresentar os módulos componentes dos cursos de Língua
Portuguesa instrumental, integrantes dos módulos iniciais dos cursos de graduação no UGB.
Este trabalho se constituiu com base nas experiências vivenciadas na disciplina de Português
Instrumental, ministrada tanto nas turmas de primeiro período dos cursos de Letras e História
como também na turma de quarto período do curso de Arquitetura.
Objetivos da ação
A aula de Língua Portuguesa instrumental objetiva promover a formação profissional e
científica do acadêmico, ao mesmo tempo em que contribui para o aprimoramento das
competências relativas à leitura e produção textual, como aliadas à proposta de letramento
linguístico concernente ao ensino superior.
Conteúdos trabalhados
Por que ensinar estudantes de nível universitário a ler e a escrever? Não são atribuições
dos ensinos básico, fundamental e médio? Por que analisar o processo de ensinoaprendizagem
que se inicia com a leitura e se estende à escrita científica em cursos
específicos de negócios? Nos últimos anos, pesquisadores de países centrais e periféricos,
como o Brasil, têm demonstrado grande preocupação em relação à leitura e à escrita
científicas. Os estudantes recém-chegados na universidade apresentam resistências na
produção de gêneros recorrentes ao ensino universitário: sinopse, fichamento, resenha,
resumo, gráficos, tabelas, entre outros. Vale ressaltar que esse cenário têm se tornado comum
em todas as instituições, inclusive nas públicas; a diferença de comportamento entre os alunos reside no grau de excelência de ensino de uma instituição versus instituições de baixa
qualidade de ensino – considerando que os melhores alunos são selecionados para as melhores
universidades, restando aqueles com desempenho ruim ou abaixo de determinado nível
instituído para as demais instituições.
Seguem-se os pressupostos teórico-metodológicos norteadores da proposta de ensino e
pesquisa, embasadores tanto da formação do professor de Língua Portuguesa quanto dos
alunos integrantes de cada curso. Tais pressupostos fundamentam-se nas teorias e pesquisas
linguísticas mais recentes, aplicadas às práticas da leitura, redação e uso da língua. Desse
diálogo, nascem discussões que redundam em metodologia de ensino. A apresentação deste
trabalho inclui a descrição de alguns procedimentos desenvolvidos na prática do ensino em
cada curso.