PEDAGOGIA CULTURAL
A influência da mídia na educação
Resumo
O presente estudo tem como objetivo analisar a influência midiática, sobretudo a televisão, no
comportamento infanto-juvenil afetando a educação e a vida social das crianças. Foi realizada
pesquisa teórica para aprofundamento do tema delimitado, onde buscamos referências acerca
de pedagogia cultural e suas inovações inseridas na educação, com a visão de um currículo
mais flexível e articulador, compreendendo o conhecimento além dos espaços escolares. Uma
pedagogia que oportuniza investigar novos conhecimentos através da mídia e da cultura. Para
aprofundar o estudo, buscamos apontar como a televisão pode afetar a interação social e o
desenvolvimento da linguagem na criança, bem como as intenções da indústria cultural para
gerar consumidores passivos, influindo diretamente na questão do consumismo infantil. As
conclusões apontam que a escola precisa desocultar as apologias ditadas pela mídia, através
da televisão e fazer com que ela sirva de instrumento para uma relação dialética e interativa,
tanto para o conhecimento como para o lazer, tanto na escola ou em casa.