A QUALIDADE DA ESCOLA É UMA QUESTÃO DE GESTÃO?
Resumo
Esta pesquisa visa contribuir para o entendimento da importância e significado da efetivação
da gestão educacional, sobretudo, a democrática, na construção de uma escola transformadora
da realidade social. Por meio de pesquisa teórico-empírica, foram realizadas visitas técnicas
em trinta (30) escolas públicas da Região Médio Paraíba Fluminense, delimitadas nos
municípios de Volta Redonda, Barra Mansa, Pinheiral, Valença, Rio Claro, Barra do Piraí,
objeto de estudo desse trabalho, tendo como sujeitos de pesquisa seus respectivos gestores e
equipe pedagógica. Os resultados obtidos ao final deste trabalho denotam uma relação direta
da gestão com a qualidade (ou não) da escola, na qual o gestor escolar, enquanto líder nas
instituições de ensino, tem relevante papel na formação cidadã dos educandos, no crescimento
e desenvolvimento educacional no que se refere à qualidade do ensino, evidenciando assim
inúmeros esforços em busca da qualidade da escola, apresentando como instrumento para tal
feito a autonomia, descentralização e democratização da gestão escolar. As ações
significativas dos gestores que fizeram a diferença em suas escolas serão multiplicadas entre
todas as escolas envolvidas na pesquisa e o Centro Universitário Geraldo Di Biase
(UGB/FERP), através de livro com as boas práticas de gestão escolar encontradas nestas
unidades escolares.