ANÁLISE DO SCRATCH COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO APRENDIZAGEM
Resumo
Dados de identificação
Curso: Sistemas de Informação
Disciplina: Atividades de Práticas Transversais Acadêmicas I
Série: 1o Período
Objetivos da ação
O objetivo geral foi analisar o scratch1 como ferramenta de auxílio aprendizagem, observando
a criação, criatividade e potencialização através de projetos selecionados. A seleção foi feita
pelos alunos, mediante critérios, tais como: originalidade, público alvo, objetivos, análise
técnica e pedagógica. Os alunos envolvidos, além de selecionar os projetos, criaram novas
possibilidades para aprimoramento dos mesmos.
Quanto aos objetivos específicos propostos, podemos destacar: (i)a investigação de
ferramentas computacionais e (ii)a análise da tecnologia como ferramenta de potencialização
da criatividade.
Conteúdos trabalhados
Para realizar a análise, os alunos escolheram três projetos no sítio eletrônico2 do scratch.
Após a escolha, iniciaram seus estudos a partir da utilização dos projetos. Perceberam que
havia a possibilidade de alteração de alguns recursos e testaram em laboratório.