PLANO DE NEGÓCIOS INTERDISCIPLINAR
Resumo
Dados de identificação
Essa aula prática foi desenvolvida nas disciplinas de Empreendedorismo, Logística e Sistemas
de Informações, do curso de engenharia de produção, oitavo período. Uma prática que buscou
trazer uma atividade semanal motivadora aos alunos que se posicionaram como
empreendedores, desenvolvendo um instinto investigador, trazendo uma relação interpessoal
mais saudável no ambiente acadêmico, principalmente entre as equipes de trabalho.
Objetivos da ação
A prática pedagógica do Plano de Negócios Interdisciplinar foi desenvolvida com o objetivo
de estimular nos alunos um raciocínio lógico, para tomada de decisões calculadas na
validação de uma ideia de um empreendedor, diminuindo riscos e incertezas.
Como objetivos específicos, visou demonstrar que é preciso vários conhecimentos agregados,
como a ligação do empreendedorismo com a questão logística do processo e a melhor escolha
de um sistema de informações, seguro e prático, para que um plano de negócios possa ser
desenvolvido, pois essa interdisciplinaridade faz com que os alunos percebam que as
disciplinas do curso, não são soltas ou isoladas e sim complementares. E, analisar o
quantitativo para perceber que somente com um custo benefício adequado ao empreendimento
é possível obter sucesso.
Conteúdo do trabalho
A dinâmica foi desenvolvida em etapas distintas, utilizando-se de uma metodologia
qualitativa seguida por uma quantitativa, iniciada pela divisão dos grupos, em até cinco
membros, pois dessa forma haverá tarefas para todos os membros, pois o plano de negócios
requer muitas informações e pesquisas; Logo depois cada grupo desenvolveu uma pesquisa de
IV Simpósio de Pesquisa e Práticas Pedagógicas dos Docentes do UGB
ANAIS - 2016
mercado para identificar oportunidades e os concorrentes diretos e indiretos; Posteriormente
foi realizada uma pesquisa de fornecedores e de produtos.
Logo houve um levantado dos custos operacionais e financeiros, e nesta fase as informações
logísticas e a escolha de um bom sistema de informações foi primordial na complementação
dos custos; Em seguida os desenvolveram uma estrutura de resultados para demonstrar os
índices financeiros do negócio, ou seja, sua lucratividade, rentabilidade e tempo de retorno do
investimento.
A prática teve a duração de um bimestre, mais especificamente o segundo bimestre, pois no
primeiro cada professor aplicou a teoria relacionada à prática, fundamentando e conceituando
o tema da cada disciplina (Empreendedorismo, Logística e Sistemas de Informação).
Por fim, no dia da segunda avaliação do semestre, marcada pelo calendário acadêmico,
aconteceram os seminários de apresentação de cada plano de negócios, e suas diversas etapas
detalhadas, apresentando as reflexões, análises e viabilidade do empreendimento, conforme
demonstra as imagens que segue.