Documentação, (in)formação e a relação com o processo ensinoaprendizagem

reflexões sobre a formação e desenvolvimento de coleções em uma biblioteca universitária

  • UGB FERP UGB
  • Vanda Lucia de Souza

Resumo

O presente estudo teve por objetivo relacionar a formação e desenvolvimento de coleções
bibliográficas e seus reflexos no processo ensino-aprendizagem, haja vista as demandas
acadêmicas para formação teórico/prática do discente. Para tanto, o docente deve observar a
quantidade da documentação existente e a qualidade da informação produzida. Corroborando
esse pensamento, a obra: “A Arte de escrever”, Niestzche discorre sobre a questão das obras
originais e as deformações oriundas de traduções, alertando-nos sobre a importância de se
verificar a qualidade da informação, principalmente as que estão ou estarão disponíveis nos
espaços em que o conhecimento é (re)produzido, a exemplo, das bibliotecas, centros de
pesquisas e documentação. Com base nesses pressupostos, este estudo tem como objeto a
biblioteca universitária e a formação e desenvolvimento dos seus acervos. A metodologia
adotada contemplou uma pesquisa participante (pesquisa-ação) cujos sujeitos foram os
educadores (professores, coordenadores diretores e bibliotecários) das várias esferas da IES
(Instituição de Ensino Superior). O estudo apontou para a necessidade de preparação dos
indivíduos para o desafio, que é a conscientização sobre a dinâmica do processo de formação
das coleções e a integração da comunidade acadêmica para esta finalidade.

Como Citar
FERP, UGB; DE SOUZA, Vanda Lucia. Documentação, (in)formação e a relação com o processo ensinoaprendizagem. Simpósio, [S.l.], n. 4, oct. 2017. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/525>. Acesso em: 24 nov. 2024.