Estratégias de ensino de Educação em Direitos Humanos
uma proposta de trabalho na disciplina APTA IV
Resumo
Dados da Identificação
Curso: Graduação em Serviço Social e Graduação Tecnológica de Gestão em Logística
Disciplina: Atividades Práticas Transversais de Aprendizagem - APTA IV
(Educação em Direitos Humanos)
Série: 4° Série/ Período
Objetivos da ação
- Propor ações para o ensino de Educação em Direitos Humanos;
- Despertar a consciência da turma acerca dos direitos e violações de direitos;
- Construir um pensamento ético, livre de preconceitos, prejulgamentos na concepção dedireitos humanos;
- Contextualizar e problematizar as mais variadas violações de direitos nacontemporaneidade;
- Capacitar e fomentar e pesquisa, como aporte acadêmico essencial para a formaçãoprofissional.
Conteúdos Trabalhados
O trabalho realizado em sala de aula e também no ambiente externo à Instituição de Ensino
teve como aparato a Declaração Universal de Direitos Humanos e suas variações em leis, que
garantem o acesso aos direitos sociais de cada categoria trabalhada, apresentada em situação
de violação e vulnerabilidade.
Foram propostas algumas temáticas para o referencial teórico da pesquisa dos discentes, onde
foi discutido ações de Movimentos Sociais e Militância, Grupos populacionais
vulnerabilizados e marginalizados, entre outros.