RESULTADOS ALCANÇADOS NA DISCIPLINA APTA II
Resumo
Identificação
Disciplina: Atividades Práticas Transversais de Aprendizagem (APTA II)
Série: 2º Períodos
Cursos: Engenharia Civil e Engenharia Mecânica
Apresentação
As disciplinas de APTA I, II, III e IV compõem um diferencial para os cursos de graduação por viabilizarem a estimulação à pesquisa e o acercamento a temas diversos, promover a interdisciplinaridade e despertar para a transversalidade dos estudos e em especial - nos cursos de engenharia - promover a sensibilização ao abordar questões intrínsecas ao ser humano. Nestas disciplinas é possível estruturar, desde as séries iniciais, o pensamento científico propondo, a cada semestre, atividades fundamentais na elaboração do TCC, tais como: autonomia para a pesquisa, elaboração de relatórios técnico-científicos e resenhas críticas, desenvolvimento de protótipos, elaboração de artigo científico, desenvoltura em apresentações orais, confecção de pôster e trabalho em equipe.
Neste relato apresento as etapas de trabalho realizadas e os resultados alcançados na disciplina APTA II, com duas turmas do Segundo Período da Engenharia Civil e duas turmas do Segundo Período da Engenharia Mecânica, ambas do Campus de Volta Redonda, durante o segundo semestre de 2016.
Objetivos da ação
A ementa da disciplina de APTA II tem como temática central identificar questões relacionadas ao Meio Ambiente. Define que o aluno desenvolva a “Compreensão dos processos de construção dos valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências individuais e de uso na coletividade voltadas para a área de conhecimento do curso com vistas à Educação Ambiental” e seja capaz de formular um problema e propor soluções. A ementa apresenta os seguintes objetivos:
- Organizar espaços para produção e aquisição de conhecimentos relativos à Educação Ambiental, através da prática dialógica, de forma coletiva; da participação na gestão dos recursos ambientais; e das decisões que afetam o meio ambiente.
- Realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos sobre Educação Ambiental e a prática cotidiana que envolve o campo de conhecimento do curso.
- Adquirir visão geral dos problemas ambientais em nível global, suas causas e consequências na atualidade e no futuro.
Além destes objetivos destaco
- Elaborar um protótipo ou maquete que represente a temática selecionada para estudo.
- Apresentar o estudo em evento interno do UGB/FERP (Semana das Engenharias).
- Redigir a pesquisa no formato de artigo científico.
Conteúdos trabalhados
Os conteúdos trabalhados de acordo com as orientações gerais da ementa e do Plano de Ensino foram:
- Educação Ambiental: como atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime e igualitária. A crise ambiental. A engenharia, o homem e o meio ambiente. Impactos / poluição / Fontes poluidoras.
- Noções básicas de ecologia.
Além das orientações gerais foram apresentados eixos de pesquisa articulados a diferentes impactos ambientais encontrados no ar, solo ou água (Figura 1). Sugeri alguns desdobramentos para pesquisas como:
- Poluição da Água: Saneamento Básico. Sistema de Água Potável. Esgotamento Sanitário.
- Poluição do Ar: Padrões de qualidade do ar e medidas de controle da poluição do ar.
- Poluição do Solo: Estrutura e Características do solo. Usos do solo. Degradação do Solo (Desmatamento; Erosão; Escavações; Aterros; Impermeabilização; Salinização; Fertilizantes; Pesticidas; Disposição de resíduos e esgotos; Agropecuária; Mineração).