RESULTADOS ALCANÇADOS NA DISCIPLINA APTA II

  • UGB FERP UGB
  • Myriam Kienitz

Resumo

Identificação
Disciplina: Atividades Práticas Transversais de Aprendizagem (APTA II)
Série: 2º Períodos
Cursos: Engenharia Civil e Engenharia Mecânica



Apresentação
As disciplinas de APTA I, II, III e IV compõem um diferencial para os cursos de graduação por viabilizarem a estimulação à pesquisa e o acercamento a temas diversos, promover a interdisciplinaridade e despertar para a transversalidade dos estudos e em especial - nos cursos de engenharia - promover a sensibilização ao abordar questões intrínsecas ao ser humano. Nestas disciplinas é possível estruturar, desde as séries iniciais, o pensamento científico propondo, a cada semestre, atividades fundamentais na elaboração do TCC, tais como: autonomia para a pesquisa, elaboração de relatórios técnico-científicos e resenhas críticas, desenvolvimento de protótipos, elaboração de artigo científico, desenvoltura em apresentações orais, confecção de pôster e trabalho em equipe.
Neste relato apresento as etapas de trabalho realizadas e os resultados alcançados na disciplina APTA II, com duas turmas do Segundo Período da Engenharia Civil e duas turmas do Segundo Período da Engenharia Mecânica, ambas do Campus de Volta Redonda, durante o segundo semestre de 2016.


 


Objetivos da ação
A ementa da disciplina de APTA II tem como temática central identificar questões relacionadas ao Meio Ambiente. Define que o aluno desenvolva a “Compreensão dos processos de construção dos valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências individuais e de uso na coletividade voltadas para a área de conhecimento do curso com vistas à Educação Ambiental” e seja capaz de formular um problema e propor soluções. A ementa apresenta os seguintes objetivos:



  •  Organizar espaços para produção e aquisição de conhecimentos relativos à Educação Ambiental, através da prática dialógica, de forma coletiva; da participação na gestão dos recursos ambientais; e das decisões que afetam o meio ambiente.

  •  Realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos sobre Educação Ambiental e a prática cotidiana que envolve o campo de conhecimento do curso.

  •  Adquirir visão geral dos problemas ambientais em nível global, suas causas e consequências na atualidade e no futuro.


Além destes objetivos destaco



  •  Elaborar um protótipo ou maquete que represente a temática selecionada para estudo.

  •  Apresentar o estudo em evento interno do UGB/FERP (Semana das Engenharias).

  •  Redigir a pesquisa no formato de artigo científico.



Conteúdos trabalhados
Os conteúdos trabalhados de acordo com as orientações gerais da ementa e do Plano de Ensino foram:



  •  Educação Ambiental: como atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime e igualitária. A crise ambiental. A engenharia, o homem e o meio ambiente. Impactos / poluição / Fontes poluidoras.

  •  Noções básicas de ecologia.


Além das orientações gerais foram apresentados eixos de pesquisa articulados a diferentes impactos ambientais encontrados no ar, solo ou água (Figura 1). Sugeri alguns desdobramentos para pesquisas como:



  •  Poluição da Água: Saneamento Básico. Sistema de Água Potável. Esgotamento Sanitário.

  •  Poluição do Ar: Padrões de qualidade do ar e medidas de controle da poluição do ar.

  •  Poluição do Solo: Estrutura e Características do solo. Usos do solo. Degradação do Solo (Desmatamento; Erosão; Escavações; Aterros; Impermeabilização; Salinização; Fertilizantes; Pesticidas; Disposição de resíduos e esgotos; Agropecuária; Mineração).

Como Citar
FERP, UGB; KIENITZ, Myriam. RESULTADOS ALCANÇADOS NA DISCIPLINA APTA II. Simpósio, [S.l.], n. 5, oct. 2017. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/560>. Acesso em: 24 nov. 2024.