METODOLOGIA QUALITATIVA COMO ESTRATÉGIA EM PROJETOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

  • UGB FERP UGB
  • Wagner Copola
  • Lidiane Cardoso
  • Brisa Marcolan

Resumo

As atividades de extensão são compreendidas pelas universidades como atividade associada ao ensino, à extensão oferece a interação entre o acadêmico com a vida real, e também com novos desafios e oportunidade de aprimoramento. A extensão é composta por atividades que proporcionam a percepção da relação entre a teoria e a prática, permitindo a sensibilização dos estudantes à realidade política e econômica da região em que está inserido. Além da atualização acadêmica, a extensão compartilha saberes, informando à comunidade conhecimentos científicos fundamentais para o exercício da cidadania. Esta pesquisa objetivou descrever sobre o método de pesquisa qualitativo e sua utilização em projetos de extensão universitária. Optou-se pela técnica de análise documental para este estudo, para que pudéssemos chegar a reflexão acerca dos objetivos de pesquisa. Utilizando como justificativa o caráter social de um projeto de extensão, pode-se entender que o melhor caminho para uma pesquisa realizada para aplicação de um projeto de extensão seria a utilização da pesquisa-ação. Definir o método a ser utilizado na pesquisa e conhecer as formas como ele é trabalhado, é um passo essencial para a vida acadêmica.

Como Citar
FERP, UGB et al. METODOLOGIA QUALITATIVA COMO ESTRATÉGIA EM PROJETOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Simpósio, [S.l.], n. 5, oct. 2017. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/577>. Acesso em: 24 nov. 2024.