OS REFLEXOS DA CONDIÇÃO COMUNICATIVA DA CRIANÇA AUTISTA EM SEU PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

  • UGB FERP UGB
  • Bruno Brandão Augusto
  • Amanda Ferreira

Resumo

O artigo busca uma compreensão do autismo enquanto síndrome, assim como as estratégias necessárias frente às dificuldades presentes no processo de ensino aprendizagem da criança, tendo como reflexo o comprometimento de suas habilidades de comunicação e socialização, fazendo com que o papel da mediação do professor se torne indispensável e essencial a contribuição para a integração e desenvolvimento desse aluno. A condição comunicativa da criança reflete diretamente em sua socialização e consequentemente no seu processo de ensino aprendizagem, pois para aprender é necessário que haja vínculos e uma estreita relação entre professor e aluno, o que se torna inviável quando não há o estabelecimento da comunicação. Será apresentado ainda o conceito de plasticidade cerebral que demonstra a capacidade do cérebro de se remodelar permitindo que todo e qualquer indivíduo tenha condições de se desenvolver cognitivamente através de estímulos externos. A elaboração deste trabalho baseia-se na pesquisa de cunho bibliográfico com abordagem qualitativa de caráter explicativo.

Como Citar
FERP, UGB; AUGUSTO, Bruno Brandão; FERREIRA, Amanda. OS REFLEXOS DA CONDIÇÃO COMUNICATIVA DA CRIANÇA AUTISTA EM SEU PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. Simpósio, [S.l.], n. 5, oct. 2017. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/584>. Acesso em: 24 nov. 2024.