A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SERVIÇO E O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR)
UM BREVE PANORAMA NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO DE DOIS MUNICÍPIOS DA MESORREGIÃO DO SUL FLUMINENSE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Resumo
O presente texto é parte da dissertação de Mestrado que teve como objetivo investigar as condições metodológicas de implementação dos programas de formação de professores municipais em serviço por meio do regime de colaboração entre a União e os entes federados, em dois municípios da mesorregião do sul fluminense do Estado do Rio de Janeiro. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo, envolvendo o estudo de documentos oficiais relacionados à formação de professores e à utilização de entrevistas semiestruturadas com os sujeitos envolvidos nos programas vinculados ao Plano de Ações Articuladas (PAR) nos Municípios de Barra do Piraí e Piraí. Os resultados do estudo indicam que o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) era o programa de formação de professores que estava sendo desenvolvido em parceria com o Governo Federal nos dois municípios no período da pesquisa. Apesar de sua concepção e práticas previamente definidas pelo MEC e, a despeito das dificuldades de continuidade, oriundas de questões orçamentárias, revelou-se bastante significativo no âmbito dos municípios.Entretanto, muitos desafios precisam ser ainda superados na relação de cooperação entre o Governo Federal e os municípios, como o apoio técnico e financeiro que possa estimular a construção da formação em serviço pelas instâncias locais, de modo a articular suas práticas significativas às ações do MEC, superando a limitação a um rol de ações indutivas padronizadas escolhidas pelos municípios. Como também é extremamente importante ampliar as condições de participação dos docentes nos processos de discussão, proposição e implantação de programas de formação de professores em serviço.