A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NAS LICENCIATURAS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE – UGB
Resumo
Este trabalho tem por objetivo explicitar o modo como a Educação em Direitos Humanos vem sendo abordada no Brasil, enfatizando as iniciativas pioneiras – públicas e privadas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo que buscou fundamentar-se nas produções de intelectuais que se ocuparam do tema, assim como nas experiências empreendidas por instituições que vêm atuando nessa formação. Utilizou-se também de documentos oficiais tais com o “Programa Nacional de Direitos Humanos-3” (2010) e o “Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos” (2007). Nesse contexto, o trabalho procurou tratar da temática no âmbito das licenciaturas do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB), em especial no curso de Licenciatura em Pedagogia. Abordou os aspectos legais da educação em/para os Direitos Humanos no Brasil; algumas políticas e iniciativas de formação do professor para atuar com o tema e a formação de professores em Direitos Humanos no UGB. Verificou que muitos são os limites a serem superados no trabalho com esse tema e que o desafio está no modo como o tema “educação em/para os Direitos Humanos” é abordado pelos currículos de formação de professores. Além disso, faltam políticas públicas eletivas de incentivo, tendo em vista que no âmbito Governamental, os Direitos Humanos ainda não ultrapassaram a fase de elaboração de leis, pareceres e resoluções.