ATIVIDADES DE LEITURA
OS IMPLÍCITOS TEXTUAIS E A DÊIXIS DISCURSIVA COMO ESTRATÉGIAS DE COMPREENSÃO
Resumo
O presente trabalho pretende estudar e, também, compreender a natureza das atividades de leitura dos livros didáticos (LD) tanto de Língua Portuguesa, quanto de História do Ensino Médio, tendo em vista que essa atividade tem se mostrado de fundamental importância na formação dos estudantes como apontam os documentos oficiais (PCN 1999, PCN+ 2002, entre outros). A leitura é uma atividade constante no processo de ensino e aprendizagem, fundamental para a construção do conhecimento. Este exercício se faz, principalmente, buscando-se a compreensão de ideias presentes em um texto e envolve processos cognitivos múltiplos. Depois de discutir, inicialmente, as questões que podem interferir no desenvolvimento profícuo da leitura como atividade escolar, o presente trabalho se propõe a apresentar alguns processos que a constituem, a fim de compreender sua natureza em via do ensino, somando-se, também, a contribuição de conceitos que pertencem ao campo da Pragmática. Inicialmente, serão abordados os conteúdos implícitos que são transmitidos pela matéria textual, seguindo-se algumas questões da Teoria da Enunciação para tratar do caráter dialógico do texto. Para tanto, serão abordados alguns exemplos da prática de leitura e de produção de textos inseridas em práticas discursivas cotidianas, como na seção da carta dos leitores ou de opinião dos leitores, em que leitores de determinados periódicos dialogam e expressam opinião frente a publicações que leram. Encerrando a discussão sobre a compreensão textual, vale comentar o conceito de Dêixis Discursiva como estratégia de aprimoramento da atividade de leitura, tomando por base as postulações de Fillmore (1997) e de Silva (2005). Sabe-se que, entre as estratégias empregadas na elaboração desses exercícios, esse modelo concerne a apenas uma parte inicial do processo de leitura como construção e negociação de significados. Em outras palavras, nossa proposta busca avaliar como os alunos constroem significados a partir do que leem, o que nos permite ajudá-los a compreender e, sobretudo, aprimorar o processo de leitura como um movimento de qualidade. Objetivamos, portanto, viabilizar a formação de um corpo de estudos ajude a verificar a metodologia de leitura empregada atualmente nos LD, a fim de propor novos olhares a partir do emprego do conceito de dêixis discursiva.