INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

Uma prática excludente de alienação na formação dos anos iniciais

  • UGB FERP UGB
  • Sonia de Alcântara
  • Verônica Sabrina Abreu

Resumo

O presente artigo tem por finalidade incitar a reflexão sobre uma sociedade intolerante que é mantida, também, pela escola através de um ensino alienador. E para isto, dialoga-se sobre discussões que se referem a inserção da intolerância religiosa na sociedade, os meios pelos quais ela se enraíza e, as estratégias didáticas que podem colaborar para sua desconstrução. Ao abordar tais questões, fez-se necessário o uso de pesquisas bibliográficas com abordagem qualitativa de caráter explicativo, em diferenciados autores de pensamentos libertários, como Paulo Freire e Vera Candau, para constatar que a escola nos formatos atuais ainda não se encontra preparada para trabalhar efetivamente a diversidade encontrada em sala enaltecendo-a sem promover as discussões necessárias para desconstruir conceitos naturalizados socialmente.

Como Citar
FERP, UGB; DE ALCÂNTARA, Sonia; ABREU, Verônica Sabrina. INTOLERÂNCIA RELIGIOSA. Simpósio, [S.l.], n. 5, oct. 2017. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/614>. Acesso em: 24 nov. 2024.