STEM EDUCATION E O ENSINO DE ENGENHARIA

CONSTRUINDO “PONTES” COM A EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Alexandre José Athayde Guimarães UGB
  • Lucas Peres Guimarães

Resumo

É de conhecimento geral que diversas escolas básicas carecem de laboratórios bem equipados e de professores qualificados e que esses alunos chegam ao ensino superior com muita defasagem para a sua inserção e qualificação profissional. Observa-se que um dos fatores que pode mitigar esse cenário atual é a aproximação das Instituições de Ensino Superior com a escola básica, afim de oferecer o suporte técnico e intelectual necessários e corrigir distorções que possam aparecer em seus futuros graduandos. Existem diversas formas que podem aproximar a graduação do ensino básico, este trabalho objetiva discutir as possibilidades do uso do STEM (acrônimo em inglês para ciência, tecnologia, engenharia e matemática) education, uma metodologia ativa baseada em problemas, que contribui para inserção dos estudantes em um cenário intenso de aprendizado de ciências e matemática movidos pela engenharia e tecnologia. Este estudo se baseou em uma pesquisa bibliográfica da aplicação desse método em diversos lugares do mundo e no Brasil abrindo possibilidades para uma nova inserção do curso de engenharia na educação básica.


Palavras Chaves: Ensino de Engenharia, STEM education, metodologias ativas

Como Citar
GUIMARÃES, Alexandre José Athayde; GUIMARÃES, Lucas Peres. STEM EDUCATION E O ENSINO DE ENGENHARIA. Simpósio, [S.l.], n. 6, feb. 2018. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/669>. Acesso em: 24 nov. 2024.