O AUTISMO: A CONTRIBUIÇÃO DAS ATIVIDADES AQUÁTICAS PARA AS PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

  • Sandro de Aredes UGB
  • Elaine Dias Gemellaro UGB/FERP

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista – TEA é uma condição geral para um grupo de desordens complexas do desenvolvimento do cérebro, diagnosticada logo após o nascimento ou durante o crescimento da criança. Esses distúrbios se caracterizam pela dificuldade de interação social, comunicação e comportamentos repetitivos. O que justifica-se a escolha do tema, são as grandes possibilidades de efeitos positivos que as atividades aquáticas oferecem as pessoas do espectro autista, cuja metodologia foi desenvolvida a partir de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem acadêmica qualitativa, constituída de livros, artigos e revistas, utilizando-se de observação participante em campo, de forma assistemática, através de depoimentos de pais de crianças autistas. O objetivo deste trabalho foi desenvolver a psicomotricidade e a aprendizagem corporal dentro do meio líquido, estimulando o aprimoramento das habilidades motoras, além da qualidade de vida e inclusão social. Seus resultados apontam que, com a prática e orientação adequadas, essas habilidades podem evoluir dando a essas crianças a confiança e o suporte de que necessitam. Sendo assim, o professor através das atividades aquáticas permitirá o convívio em grupo, ajudará no domínio do próprio corpo, controle neuromuscular e autonomia individual. Diante disso, acredita-se que as aulas de Educação Física aquáticas oferecem à criança autista várias oportunidades de desenvolvimento, além de   propiciar a promoção da saúde seja qual for sua condição física, social e psíquica.

Como Citar
DE AREDES, Sandro; GEMELLARO, Elaine Dias. O AUTISMO: A CONTRIBUIÇÃO DAS ATIVIDADES AQUÁTICAS PARA AS PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA). Simpósio, [S.l.], n. 6, feb. 2018. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/680>. Acesso em: 24 nov. 2024.