OS ENCANTOS DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E OS POSSÍVEIS DESENCANTOS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
O presente artigo tem como objetivogeral analisar a práticade leitura nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, identificando como escola e professores estão oferecendo aos alunos o contato com o universo da leitura. Como objetivos específicos o ponto primordial do referido trabalho é descobrir os motivos que levam os alunos a não gostarem de ler e como os professores buscam reverter esse sentimento por parte dos alunos. Por fim, apresenta alternativas para uma prática de leitura com vista à formação de aluno leitor e principalmente, adepto e multiplicador da importância e benefícios da leitura para a vida escolar e em sociedade. O estudo realizado foi respaldado pela pesquisa bibliográfica e descritiva com base em leituras de autores como KLEIMAN, GERALDI, ÔGEDA, LEITE, KRAMER,FREIRE dentre outros. Durante o processo de construção do artigo a pesquisa descritiva também esteve presente através de entrevistas realizadas com professores que atuam na Educação Infantil e Séries Iniciais nos municípios de Volta Redonda, Barra Mansa, Pinheiral e Barra do Piraí, por meio de questionário a fim de promover a coleta de dados para a conclusão da pesquisa. Enfim, o referido artigo visa buscar possibilidades múltiplas para aproximar alunos e professores do universo da leitura, desviando o foco, no primeiro instante que o momento da leitura existe somente para ser avaliado