A SOCIOEDUCAÇÃO E REINSERÇÃO DO ADOLESCENTE INFRATOR

UM OLHAR PEDAGÓGICO

  • Sonia de Alcantara
  • Tainara Malvina Mathias dos Santos UGB

Resumo

O presente trabalho se propõe a lançar um olhar pedagógico sobre as instituições socioeducativas e a importância da mesma para a reinserção do menor infrator em cumprimento das medidas socioeducativas previstas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que é um dos guias teóricos da presente pesquisa e é o principal referencial na garantia de defesa dos direitos de toda e qualquer criança e adolescente, com foco no direito a educação independente do seu contexto social. A partir de pesquisa bibliográfica, também apresenta um histórico sobre as mazelas sofridas pelos indivíduos restritos de sua liberdade nos séculos passados e uma reflexão sobre o direito a uma educação que transforma e ressocializa.

Como Citar
DE ALCANTARA, Sonia; SANTOS, Tainara Malvina Mathias dos. A SOCIOEDUCAÇÃO E REINSERÇÃO DO ADOLESCENTE INFRATOR. Simpósio, [S.l.], n. 6, feb. 2018. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/717>. Acesso em: 24 nov. 2024.