INCLUSÃO: BENEFÍCIOS DA SOCIALIZAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ESTUDANTES

  • Sonia de Alcantara
  • Natália de Almeida Freitas UGB

Resumo

Esse artigo reflete sobre a real situação em que se encontra a educação inclusiva e quais os benefícios que ela, quando bem sucedida, pode trazer para todos os envolvidos no processo educativo. A inclusão é algo que está presente em nosso cotidiano, não só falando de alunos com deficiência, mas de modo em geral, pois somos todos diferentes e é necessário um olhar diferenciado e aberto à diversidade, principalmente na escola, que deve ser um lugar acolhedor e pronto para receber a todos. Sendo assim, busca-se através de pesquisas teóricas e de campo, fazer uma reflexão sobre o cenário da educação inclusiva atual, colocando em discussão os termos que utilizamos diariamente na escola e que através da história foram se modificando, trazendo para os dias atuais seus grandes significados e motivos para se lutar por uma educação inclusiva e de boa qualidade. O estudo é relevante, pois como profissionais da educação, devemos nos conscientizar que através da socialização e afetividade, professores, alunos e os envolvidos no processo educativo, aprendem muito uns com os outros, favorecendo o desenvolvimento social, cognitivo e até funcional de estudantes com e sem deficiência. Pretende-se então, ao final do artigo, concluir o que realmente é a inclusão nos dias atuais e de que forma podemos contribuir para que ela de fato aconteça.

Como Citar
DE ALCANTARA, Sonia; FREITAS, Natália de Almeida. INCLUSÃO: BENEFÍCIOS DA SOCIALIZAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ESTUDANTES. Simpósio, [S.l.], n. 6, feb. 2018. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/718>. Acesso em: 24 nov. 2024.