PRÁTICAS FACILITADORAS EM ALFABETIZAÇÃO

  • Hebe Brito de Oliveira
  • Karine Nobre Lopes

Resumo

O presente estudo origina-se sob o foco de compreender os diferentes recursos que corroboram para a aprendizagem da criança da fase de alfabetização utilizando práticas facilitadoras para aprender de modo significativo. Desse modo, adota-se procedimentos da pesquisa qualitativa, com coleta e interpretação dos dados a partir de leituras e estudos de fontes documentais, encontradas em artigos e livros com o intuito de discutir sobre cinco diferentes práticas facilitadoras do processo de alfabetizar como recurso utilizado no ato da aprendizagem de forma sistematizada, porém inconsciente e de maneira natural ao aprendiz. Todavia, aborda-se a importância do significativo dentro do processo de alfabetizar apresentando os diferentes estilos que a aprendizagem pode desencadear, bem como, as diferentes práticas, de personalização, atenção, memorização, processamento da informação e metacognitivas da alfabetização podem ser inseridas no processo de alfabetizar. Finalizando o estudo, considera-se que tais práticas inseridas no currículo flexível e que mantem o aluno como centro do processo possibilita não só a alfabetização de maneira significativa com a oportunidade de a partir de tais práticas reter e processar os conteúdos de forma lúdica, promovendo o engajamento no processo de aprendizagem o que garante comtemplar todos os alunos.

Como Citar
DE OLIVEIRA, Hebe Brito; LOPES, Karine Nobre. PRÁTICAS FACILITADORAS EM ALFABETIZAÇÃO. Simpósio, [S.l.], n. 6, feb. 2018. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/722>. Acesso em: 24 nov. 2024.