PRÁTICAS FACILITADORAS EM ALFABETIZAÇÃO
Resumo
O presente estudo origina-se sob o foco de compreender os diferentes recursos que corroboram para a aprendizagem da criança da fase de alfabetização utilizando práticas facilitadoras para aprender de modo significativo. Desse modo, adota-se procedimentos da pesquisa qualitativa, com coleta e interpretação dos dados a partir de leituras e estudos de fontes documentais, encontradas em artigos e livros com o intuito de discutir sobre cinco diferentes práticas facilitadoras do processo de alfabetizar como recurso utilizado no ato da aprendizagem de forma sistematizada, porém inconsciente e de maneira natural ao aprendiz. Todavia, aborda-se a importância do significativo dentro do processo de alfabetizar apresentando os diferentes estilos que a aprendizagem pode desencadear, bem como, as diferentes práticas, de personalização, atenção, memorização, processamento da informação e metacognitivas da alfabetização podem ser inseridas no processo de alfabetizar. Finalizando o estudo, considera-se que tais práticas inseridas no currículo flexível e que mantem o aluno como centro do processo possibilita não só a alfabetização de maneira significativa com a oportunidade de a partir de tais práticas reter e processar os conteúdos de forma lúdica, promovendo o engajamento no processo de aprendizagem o que garante comtemplar todos os alunos.