AFETIVIDADE E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA
ENFOCANDO SITUAÇÕES DE CONFLITO
Resumo
O presente texto refere-se ao relato de uma pesquisa realizada com professores e alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental, numa unidade de ensino da Rede Pública do Estado do Rio de Janeiro, na cidade de Barra do Piraí, cujo objetivo foi analisar a importância das dimensões cognitivas e afetivas na aprendizagem do sujeito, estudando as relações que se estabelecem no dia a dia da sala de aula. Busca refletir sobre as situações de conflito, as interações gestadas na relação eu outro, procurando percebê-las em sua abrangência como possibilidade de indagações que permitam a construção de uma relação pedagógica mais significativa. O desenvolvimento da pesquisa se deu através de observações em classes de 6º, 7º e 8º anos, participação em Conselho de Classe, entrevistas com professores e alunos e a realização de oficina com alunos do 6º ano. As situações vivenciadas na pesquisa, quer seja através dos conflitos, das palavras anunciadas, dos gestos articulados ou das interações vividas, apontaram para o reconhecimento de que no processo de construção do conhecimento, de apropriação do saber são essenciais as relações entre afetividade e cognição.