AFETIVIDADE E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA

ENFOCANDO SITUAÇÕES DE CONFLITO

  • Conceição Aparecida Fernandes Lima Paniz

Resumo

O presente texto refere-se ao relato de uma pesquisa realizada com professores e alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental, numa unidade de ensino da Rede Pública do Estado do Rio de Janeiro, na cidade de Barra do Piraí, cujo objetivo foi analisar a importância das dimensões cognitivas e afetivas na aprendizagem do sujeito, estudando as relações que se estabelecem no dia a dia da sala de aula. Busca refletir sobre as situações de conflito, as interações gestadas na relação eu outro, procurando percebê-las em sua abrangência como possibilidade de indagações que permitam a construção de uma relação pedagógica mais significativa. O desenvolvimento da pesquisa se deu através de observações em classes de 6º, 7º e 8º anos, participação em Conselho de Classe, entrevistas com professores e alunos e a realização de oficina com alunos do 6º ano. As situações vivenciadas na pesquisa, quer seja através dos conflitos, das palavras anunciadas, dos gestos articulados ou das interações vividas, apontaram para o reconhecimento de que no processo de construção do conhecimento, de apropriação do saber são essenciais as relações entre afetividade e cognição.

Como Citar
PANIZ, Conceição Aparecida Fernandes Lima. AFETIVIDADE E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA. Simpósio, [S.l.], n. 1, feb. 2018. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/853>. Acesso em: 24 nov. 2024.