PEDAGOGIA HOSPITALAR

  • Adriana Ernesto

Resumo

Este projeto foi idealizado pela professora Adriana Silva Arantes Ernesto e realizado por alunos estagiários do Curso de Pedagogia do UGB. Teve como Objeto de estudo o Hospital Vita, em Volta Redonda, na ala pediátrica, um projeto de Pedagogia Hospitalar cujos objetivos foram recuperar no discente internado sua sociabilidade; resgatar sua autoestima; humanizar seu tratamento; tirar o foco da doença para que o paciente se ajude emocionalmente e; na área sociopolítica, defender o direito da criança e adolescente a terem oportunidades iguais de acesso à aprendizagem em qualquer ambiente. Atendemos no leito dos infantis e infanto-juvenis em média de 4 a 12 alunos por encontro, sendo estes, realizados em três encontros semanais: segundas, quartas e sábados. Foram feitos no primeiro semestre de 2012, de fevereiro a julho, aproximadamente 400 alunos e famílias. Os alunos do curso de Pedagogia se organizaram em grupos de atendimento sendo por faixa etária do discente e em duplas ou trios dos pedagogos para que, enquanto um ou dois trabalhavam a estimulação e avaliação de habilidades da criança, o outro componente da dupla ou trio estivesse dando suporte à família. O atendimento foi feito aos estudantes de 0 a 17 anos, no período de 11 meses e 29 dias, consoante a Lei, internados ou no repouso do hospital. O trabalho com a família tem o foco de envolvê-la no processo de restauração da saúde do filho conscientizando-a da importância de se manter equilibrada para ser eficiente na restauração de seu filho. Durante este ano fizemos 79 entrevistas com pacientes, família e com seus respectivos médicos para avaliarmos a real contribuição da Pedagogia Hospitalar no processo de cura dos pacientes. Obtivemos um resultado muito satisfatório, pois acima de 70% nos apontou a eficácia do trabalho de estimulação de habilidades e elevação de autoestima como produto deste efetivo trabalho.

Como Citar
ERNESTO, Adriana. PEDAGOGIA HOSPITALAR. Simpósio, [S.l.], n. 1, feb. 2018. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/856>. Acesso em: 23 nov. 2024.