A INFLUÊNCIA DO ENDOMARKETING E DA COMUNICAÇÃO INTERNA NA CULTURA ORGANIZACIONAL

  • Edson Pinto Ferreira Filho
  • Fernanda Abrantes Pereira
  • Graciela dos Santos Passos

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a importância da relação complementar entre o endomarketing (também chamado de marketing interno) e a comunicação interna, observando de que maneira isso interfere na cultura organizacional. Consideramos primeiramente, as definições, conceitos e a importância do tema endomarketing. Em sequência, abordamos o tema da comunicação interna, abordando principalmente sua associação com o marketing interno, seguida dos conceitos sobre cultura organizacional e as influências consequentes do endomarketing. Para tanto, além das informações provenientes da revisão bibliográfica, apresenta-se um estudo de caso com a percepção de funcionários de uma instituição de serviços [bancária] sobre o assunto. A análise das informações coletadas confirma a presença do endomarketing na organização, sendo considerado como fator positivo dentro da cultura organizacional.

Como Citar
FERREIRA FILHO, Edson Pinto; PEREIRA, Fernanda Abrantes; PASSOS, Graciela dos Santos. A INFLUÊNCIA DO ENDOMARKETING E DA COMUNICAÇÃO INTERNA NA CULTURA ORGANIZACIONAL. Simpósio, [S.l.], n. 1, aug. 2018. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/924>. Acesso em: 23 nov. 2024.