POLÍTICA DE MEMÓRIA VS POLÍTICA DE ESQUECIMENTO NO SERVIÇO SOCIAL – APONTAMENTOS NECESSÁRIOS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO PROFISSIONAL

  • Jorge Antonio Dias

Resumo

O presente artigo tem por finalidade propor um debate acerca do lugar de memória e da História do Serviço Social no Projeto Ético-Político profissional. Partimos da premissa que o lócus Universitário é o lugar privilegiado de memória e da História da profissão. Contudo, o consenso criado em torno da dimensão da produção de conhecimentos no interior do Serviço Social tem engendrado paralelamente uma política de esquecimentoda memória e história da profissão. Em resposta, propomos através do dissenso (Ranciére: 1996), uma política de memória capaz de propiciar a compreensão, fortalecimento e ampliação das bases do Projeto Ético-Político do Serviço Social. 

Como Citar
DIAS, Jorge Antonio. POLÍTICA DE MEMÓRIA VS POLÍTICA DE ESQUECIMENTO NO SERVIÇO SOCIAL – APONTAMENTOS NECESSÁRIOS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO PROFISSIONAL. Simpósio, [S.l.], n. 1, aug. 2018. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/946>. Acesso em: 23 nov. 2024.