ANALISANDO ATIVIDADES DE LEITURA EM LIVROS DIDÁTICOS DE ESPANHO–LE PARA BRASILEIROS
Resumo
Este trabalho visa a problematizar o ensino de leitura em Espanhol-LE realizado nas escolas públicas e privadas brasileiras por meio dos livros didáticos (LD) que nelas são utilizados. Partimos de um problema central já definido por estudos anteriores em relação ao trabalho que se desenvolve por meio desses materiais no que se refere à validação dos processos inferenciais desenvolvidos pelos estudantes ao longo de suas leituras. Este trabalho parte, então, de uma visão cognitivista sobre a leitura e sobre seu ensino em situação escolar, derivada das Ciências da Cognição (especificamente, a Psicolinguística e a Linguística Cognitiva), para desenvolver uma sistematização das questões de leitura apresentadas em livros didáticos de língua espanhola (LDLE), utilizados em escolas brasileiras. Assim, acreditamos que seja possível desenvolver um estudo inicial sobre a situação do ensino de leitura em Espanhol-LE (ELE) no Brasil, para, a partir daí, podermos (re)pensar meios de contribuir para a alteração dessa situação, junto a outros trabalhos que já caminham nessa direção.