A INFLUÊNCIA DOS PADRÕES: SUA INTERFERÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Autores/as

  • Ana Beatriz Pereira Moutinho UGB
  • Gabriela Porto Silva UGB
  • Marilane Ferreira Confort UGB

Palabras clave:

Escola, Imposição, Influência, Reprodução

Resumen

Este artigo propõe uma reflexão a respeito da influência dos padrões impostos pela sociedade na construção da identidade da criança e do adolescente, contribuindo para uma percepção onde esses padrões interferem no desenvolvimento cognitivo e social da criança e a escola sendo uma reprodutora dos mesmos. O objetivo geral da pesquisa é investigar se a escola está sendo uma estrutura social que acolhe e prepara seus alunos para a coletividade e solidariedade, ou se ela está excluindo e mantendo os padrões impostos pela sociedade. Os procedimentos metodológicos utilizados foram de cunho bibliográfico, com abordagem qualitativa, e realizada uma pesquisa de campo por meio de um questionário online com caráter quantitativo. Revisaram-se livros e a construção da pesquisa teve fundamentação filosófica em Aranha, Maria Augusta Gonçalves, Illich, Steinberg e Claudius Ceccon.

Publicado

2024-06-27

Cómo citar

Pereira Moutinho, A. B., Porto Silva, G., & Ferreira Confort, M. (2024). A INFLUÊNCIA DOS PADRÕES: SUA INTERFERÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. JORNIC, 1, PDF. Recuperado a partir de https://revista.ugb.edu.br/jornic/article/view/3275

Número

Sección

Desenvolvimento Humano e Educacional