ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE NEGÓCIOS PARA A ABERTURA DE UMA MICROCERVEJARIA ARTESANAL
Mots-clés :
Análise Swot, Plano de marketing, Viabilidade econômica-financeiraRésumé
A produção de cerveja no Brasil com o passar dos anos vem aumentando, evoluindo positivamente o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro. No ano de 2019, o Brasil chegou a 1.209 cervejarias registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com uma taxa crescimento de 36% em relação a 2018, que registrou 320 novas fábricas, ou seja, quase uma nova cervejaria por dia. Porém, para presente momento de pandemia e as mudanças de consumo nesse período, o presente estudo visa trazer proposições de adequação de uma microcervejaria, frente a esse cenário, estudando o mercado e criando um plano de ações de retomada do negócio, diminuindo os impactos causado pela pandemia. A microcervejaria estudada está localizada no bairro Aterrado, com horário de funcionamento das 17:00 às 00:00, horário oficial da loja, e durante a pandemia sofreram alterações no horário de acordo com os decretos do município. Antes no bar da fábrica eram atendidos por noite em média 600 pessoas, durante a pandemia esse público foi reduzido para 70 pessoas, devido as regras de não aglomeração, com isso, o quadro de funcionários foi reduzido. Foi preciso criar uma estratégia de marketing, para fazer entregas das cervejas produzidas (delivery) e fazer revendas a outros bares. O objetivo desse trabalho é elaborar um novo plano de negócio para uma microcervejaria artesanal que produz e comercializa seus produtos no mesmo ambiente.