O PRESENT PERFECT NA APRENDIZAGEM DE INGLÊS COMO L2

Auteurs-es

  • Arthur Döhler Machado Fernandes UGB
  • Juliana Barros Nespoli UGB

Mots-clés :

Aquisição de L2, Aspecto, Perfect

Résumé

Este trabalho objetiva contribuir para o entendimento da aquisição de propriedades aspectuais na L2. Pretende-se, mais especificamente, investigar a aquisição do aspecto perfect, universal e existencial, por falantes de português brasileiro aprendizes de inglês como L2. Estabeleceram-se as hipóteses: (1) as formas verbais Present Continuous e Simple Present são mais utilizadas do que o Present Perfect Simple, para a expressão de perfect universal associado ao presente e (2) o Simple Past é a única forma verbal, das que expressam perfect existencial, utilizada para a expressão desse tipo de perfect associado ao presente. A fim de alcançar os objetivos, elaborou-se um teste de preenchimento de lacuna com opções de resposta, que foi aplicado a 86 brasileiros aprendizes de inglês como L2. A análise dos resultados sugere uma transferência morfossintática da forma Present Continuous na expressão do perfect universal durante o processo de aprendizagem, visto que essa forma verbal é amplamente utilizada no português do Brasil para a veiculação desse aspecto. Por fim, considerou-se que a L2 parece constituir de fato um conhecimento gramatical, apesar das suas diferenças em relação à L1.

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Publié-e

2024-06-27

Comment citer

Machado Fernandes, A. D., & Barros Nespoli, J. (2024). O PRESENT PERFECT NA APRENDIZAGEM DE INGLÊS COMO L2. JORNIC, 1, PDF. Consulté à l’adresse https://revista.ugb.edu.br/jornic/article/view/3289

Numéro

Rubrique

Tecnologias e Ensino de Línguas