A SÍNDROME DE BURNOUT NO ÂMBITO DOS MICROEMPREENDEDORES INDIVIDUAIS

Autori

  • Gabriela Leite Ferreira
  • Bruna Fazolato de Souza UGB
  • Luana Nunes Martins UGB
  • Camila Miranda de Amorim Resende UGB

Parole chiave:

Empreendedorismo, Estresse ocupacional, Transtorno mental

Abstract

Este trabalho é resultado de um estudo que analisou a ocorrência da Síndrome de Burnout e suas possíveis implicações em microempreendedores individuais. A pesquisa realizada foi definida como multicaso, qualiquantitativa e observacional. A base de dados consistiu em dez microempreendedores individuais contactados a partir da indicação de pessoas da rede de contatos particular das pesquisadoras. Nos meses de abril e maio de 2021 foram feitas entrevistas semiestruturadas e aplicado um formulário google para resposta dos entrevistados contendo o questionário Jbeili (2008) que consistia em um método criado pelo autor, formado por 20 afirmativas onde os entrevistados assinalavam a frequência com que se identificavam, que resultou em uma pontuação onde era possível classificar a presença da Síndrome de Burnout e em qual estágio ela se encontrava. Oito, dos dez entrevistados, apresentaram a Síndrome de Burnout, segundo o questionário Jbeili (2008). Os resultados qualitativos foram analisados a partir de quatro dimensões temáticas utilizadas para melhor compreender a vivência dos microempreendedores, em especial no que diz respeito à possibilidade de adoecimento associada ao seu trabalho. A partir das análises foi observado como as dificuldades de ser um microempreendedor afetam a saúde dos entrevistados, com destaque para o impacto da pandemia em suas vidas, a implicação para a saúde da dinâmica familiar dos entrevistados e de sua relação com as férias/tempo livre.

Pubblicato

2024-06-27

Come citare

Ferreira, G. L., Fazolato de Souza, B., Nunes Martins, L., & Miranda de Amorim Resende, C. (2024). A SÍNDROME DE BURNOUT NO ÂMBITO DOS MICROEMPREENDEDORES INDIVIDUAIS. JORNIC, 1, PDF. Recuperato da https://revista.ugb.edu.br/jornic/article/view/3281

Fascicolo

Sezione

Desenvolvimento Humano e Educacional