O ENSINO DE VERBOS IMPESSOAIS

ANÁLISE E PROPOSTA DIDÁTICA

Autori

  • Lucas Lima Lopes UGB
  • Juliana Barros Nespoli UGB

Parole chiave:

Língua Portuguesa, Ensino de Gramática, Verbos Impessoais

Abstract

Este trabalho tem como objetivo geral contribuir para as reflexões sobre o ensino de gramática em Língua Portuguesa. Como objetivos específicos, pretende-se (i) investigar o tratamento dado aos verbos impessoais, em particular os existenciais “ter” e “haver”, na educação básica; (ii) desenvolver mecanismos didático-pedagógicos a fim de atualizar o quadro descritivo dos verbos impessoais na educação básica; (iii) desenvolver um conjunto de atividades pedagógicas que conduza a uma prática reflexiva sobre o uso de verbos impessoais. Para isso, analisou-se um livro didático destinado a turmas de 8º. ano do ensino fundamental. Buscou-se avaliar o livro didático selecionado tanto no que diz respeito ao tratamento teórico-descritivo, quanto no que diz respeito às atividades propostas, e foi constatado que o livro não reconhece a alternância entre “ter” e “haver” nos contextos não monitorados como aceitável. Com base na gramática tradicional, foi possível compreender como os ensino de verbos impessoais é reproduzido no ambiente escolar. Paralelamente, propostas de teóricos que tratam tanto do ensino de gramática, quanto do ensino de verbos impessoais, serviram de base para a produção de atividades que visam promover um ensino reflexivo dos verbos impessoais existenciais abrangendo a variação no uso de “ter” e “haver”.

Pubblicato

2024-06-27

Come citare

Lopes, L. L., & Barros Nespoli, J. (2024). O ENSINO DE VERBOS IMPESSOAIS: ANÁLISE E PROPOSTA DIDÁTICA. JORNIC, 1, PDF. Recuperato da https://revista.ugb.edu.br/jornic/article/view/3287

Fascicolo

Sezione

Tecnologias e Ensino de Línguas