Prezados leitores e membros da comunidade acadêmica,

Chegamos ao final de mais um ano. Novos horizontes, novas perspectivas hão de se apresentar neste novo ano que se aproxima.
Mas temos muito o que comemorar no âmbito de nossas produções e das ações de nossa equipe.
Alguns feitos merecem destaque:

- Nos filiamos à ABEC - Associação Brasileira de Editores Científicos, uma associação que congrega os melhores periódicos do país, além de grandes expoentes no cenário Editorial quando o assunto versa sobre Revistas Científicas;
- Buscamos novas indexações;
- Trouxemos mais autores para publicar em nossa revista;
- Fomentamos nosso principal veículo de comunicação acadêmica de forma mais extensiva.
- Apresentamos um novo modelo de apresentação visual dos artigos, mais moderno e alinhado com as demandas de bases indexadoras.

Foram grandes feitos que terão reflexos em ações mais adiante, em uma seara mais farta e com maior contribuição e envolvimento de toda nossa comunidade acadêmica.

Como vocês puderam perceber, nossa Revista vem dando ênfase às produções de nossos docentes e discentes, além de ampliar o fomento externo ao UGB para que mais pessoas possam trazer e agregar seus trabalhos ao nosso periódico. E a seção "em pauta" traz esses artigos com destaque em nossas edições.

Nessa edição, e em especial na seção "em pauta", temos a preciosa participação do Curso de História do UGB, que dá nome a nossa edição, "História sob novos olhares: perspectivas e expectativas", brindando com textos inéditos ou ampliados de um dos cursos mais tradicionais de nossa instituição.
Temos muito a apropriar da história para nossos estudos e para ações externas ao espaço acadêmico.
Reforço aqui o pensamento de Emília Viotti da Costa, professora e historiadora que diz que "Um povo sem memória é um povo sem história. E um povo sem história está fadado a cometer, no presente e no futuro, os mesmos erros do passado".

Dessa forma, convido a todos a desfrutarem da leitura dos artigos que constam nessa pauta especial, além de outras contribuições dos Cursos de Nutrição, Direito e Psicologia, em nossas outras seções temáticas, que fazem o desenho desta nova edição.

Em nome do UGB e toda equipe Editorial, agradecemos o envolvimento e participação de cada autor que contribuiu para que nossas edições de 2023 se tornassem um sucesso.
Em 2024, viremos com muito mais novidades.

Com alegria e satisfação, desejo a todos um ano de 2024 de muito sucesso e novas produções científicas.

Prof. Elisa Ferreira Silva de Alcântara

Editora-Chefe

Revista Episteme Transversalis.

Publicado: 2023-12-30

EM PAUTA (Artigos em destaque)

Saúde e Meio Ambiente

Ciências Econômicas, Sociais e Políticas