• História sob novos olhares: perspectivas e expectativas
    v. 14 n. 3 (2023)

    Prezados leitores e membros da comunidade acadêmica,

    Chegamos ao final de mais um ano. Novos horizontes, novas perspectivas hão de se apresentar neste novo ano que se aproxima.
    Mas temos muito o que comemorar no âmbito de nossas produções e das ações de nossa equipe.
    Alguns feitos merecem destaque:

    - Nos filiamos à ABEC - Associação Brasileira de Editores Científicos, uma associação que congrega os melhores periódicos do país, além de grandes expoentes no cenário Editorial quando o assunto versa sobre Revistas Científicas;
    - Buscamos novas indexações;
    - Trouxemos mais autores para publicar em nossa revista;
    - Fomentamos nosso principal veículo de comunicação acadêmica de forma mais extensiva.
    - Apresentamos um novo modelo de apresentação visual dos artigos, mais moderno e alinhado com as demandas de bases indexadoras.

    Foram grandes feitos que terão reflexos em ações mais adiante, em uma seara mais farta e com maior contribuição e envolvimento de toda nossa comunidade acadêmica.

    Como vocês puderam perceber, nossa Revista vem dando ênfase às produções de nossos docentes e discentes, além de ampliar o fomento externo ao UGB para que mais pessoas possam trazer e agregar seus trabalhos ao nosso periódico. E a seção "em pauta" traz esses artigos com destaque em nossas edições.

    Nessa edição, e em especial na seção "em pauta", temos a preciosa participação do Curso de História do UGB, que dá nome a nossa edição, "História sob novos olhares: perspectivas e expectativas", brindando com textos inéditos ou ampliados de um dos cursos mais tradicionais de nossa instituição.
    Temos muito a apropriar da história para nossos estudos e para ações externas ao espaço acadêmico.
    Reforço aqui o pensamento de Emília Viotti da Costa, professora e historiadora que diz que "Um povo sem memória é um povo sem história. E um povo sem história está fadado a cometer, no presente e no futuro, os mesmos erros do passado".

    Dessa forma, convido a todos a desfrutarem da leitura dos artigos que constam nessa pauta especial, além de outras contribuições dos Cursos de Nutrição, Direito e Psicologia, em nossas outras seções temáticas, que fazem o desenho desta nova edição.

    Em nome do UGB e toda equipe Editorial, agradecemos o envolvimento e participação de cada autor que contribuiu para que nossas edições de 2023 se tornassem um sucesso.
    Em 2024, viremos com muito mais novidades.

    Com alegria e satisfação, desejo a todos um ano de 2024 de muito sucesso e novas produções científicas.

    Prof. Elisa Ferreira Silva de Alcântara

    Editora-Chefe

    Revista Episteme Transversalis.

  • Arquitetura em Revista
    v. 14 n. 2 (2023)

    Prezados leitores e membros da comunidade acadêmica,

    Nesta edição especial da Revista Episteme Transversalis, temos o privilégio de celebrar a contribuição significativa da arquitetura na redefinição da maneira como o homem ocupa e ocupará seus espaços no mundo. A arquitetura, como disciplina e prática, desempenha um papel crucial na modelagem dos ambientes em que vivemos, trabalhamos e interagimos. No cerne desse movimento, encontram-se os arquitetos, indivíduos visionários que lideram a vanguarda desses pensamentos.

    Dentro desse contexto, é com grande admiração que destacamos os alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo do UGB. Eles trazem consigo ideais e perspectivas únicas que são alimentadas e moldadas por nossa excelência acadêmica e pelo estímulo proporcionado pelos nossos dedicados professores. Esses jovens arquitetos em formação carregam consigo olhares diferenciados, questionadores e ousados, que desafiam as convenções e abrem novos horizontes para a criação de espaços mais funcionais, esteticamente atraentes e socialmente responsáveis.

    Nossos professores, com seu compromisso em cultivar a excelência acadêmica e estimular o pensamento criativo, têm sido fundamentais no desenvolvimento desses alunos. Eles encorajam a busca por voos maiores e incentivam os estudantes a explorar os limites do possível, a transcender os paradigmas existentes e a visualizar um futuro que se baseia na inovação e na harmonia entre o ambiente construído e as necessidades humanas.

    Na Revista Episteme Transversalis, enxergamos nossa missão como sendo a de proporcionar um espaço para a expressão e disseminação dessas ideias revolucionárias. Ao apresentar os trabalhos e pesquisas desenvolvidos pelos alunos e professores do Curso de Arquitetura e Urbanismo do UGB, estamos possibilitando que suas visões alcancem um público mais amplo, inspirando outros a também repensarem a maneira como interagem com seus espaços.

    Nossa revista está comprometida em ser um veículo para a divulgação dessas vozes emergentes e das perspectivas visionárias que estão moldando o campo da arquitetura e do urbanismo. Convidamos vocês a mergulharem nessas páginas, a explorarem as contribuições que oferecem soluções para desafios contemporâneos, a compreenderem como a arquitetura pode efetivamente transformar nossa relação com o ambiente construído e a vislumbrarem um futuro onde a inovação e a sensibilidade humana caminham lado a lado.

    Além disso, é com grande entusiasmo que compartilhamos que esta edição vai além da seção especial dedicada à Arquitetura. Ela também conta com contribuições valiosas de outras áreas do conhecimento, organizadas nas seções de Educação e Sociedade, Saúde e Meio Ambiente, além da seção de Engenharias e Tecnologias. A diversidade e a amplitude dessas áreas refletem o compromisso da nossa revista em abraçar uma ampla gama de conhecimentos e perspectivas.

    A todos os envolvidos nesta jornada de descoberta e transformação, expressamos nosso profundo agradecimento. Aos alunos, professores e todos os membros da comunidade acadêmica, nossa revista é um testemunho do poder da colaboração e do desejo incessante de avançar para um mundo melhor e mais harmonioso.

    Com gratidão e entusiasmo,

    Prof. Elisa Ferreira Silva de Alcântara

    Editora-Chefe

    Revista Episteme Transversalis.

  • Psicologia em Debate
    v. 14 n. 1 (2023)

    As contribuições da Psicologia para nossa sociedade vêm gradativamente transpondo os espaços tradicionais conhecidos para a profissão e avançam a passos significativos em vários segmentos e nichos de atuação.


    A revista Episteme Transversalis inicia o ano de 2023 com a edição “Psicologia em Debate” e celebra seu décimo quarto ano, reforçando o compromisso com a Comunidade Acadêmica, sejam discentes e docentes, cumprindo o papel primordial de um periódico científico: propagar a ciência e seus achados.

    Dessa forma, destacamos trabalhos acadêmicos que debatem questões sobre as atividades da Psicologia Organizacional e do Trabalho, Representações Sociais, dentre outras abordagens que privilegiam e reforçam o valor da profissão nos dias atuais.
    Além da edição em destaque, as seções “Educação e Sociedade”, “Arquitetura, Engenharias e Tecnologias” completam o volume.

    Sigmund Freud, considerado pai da psicanálise, nos remete ao valor de nossos esforços. Diz ele: "Um dia, quando olhares para trás, verás que os dias mais belos foram aqueles em que lutaste."
    Se vocês chegaram até aqui e seu artigo contempla nossa edição, sua luta valeu, vale e valerá sempre a pena.

    Mais lutas e mais alegrias a todos! Boa leitura!


    Comissão Editorial da Revista Episteme Transversalis

     

  • ENGENHARIAS: Pesquisas e Projetos
    v. 13 n. 3 (2022)

    Engenhar é a capacidade inventiva, habilidade e talento que auxilia na resolução de problemas práticos. Diante disso, a engenharia surgiu como aplicação do conhecimento científico, econômico, social e prático, sendo relacionada a muitas disciplinas de exatas como matemática, física e química. O engenheiro se torna o elemento chave para aplicar seu conhecimento e estratagema por meio de máquinas, aparelhos, sistemas, materiais e processos com a finalidade de desenhar, construir, manter, melhorar estruturas ou até mesmo gerenciando processos na intenção de viabilizar um trabalho de excelência.

    A revista Episteme Transversalis encerra o ano de 2022 com a edição “ENGENHARIAS: Pesquisas e Projetos” que integra o seu décimo terceiro volume, número 3, destacando trabalhos acadêmicos que visam criar soluções planejadas e viáveis por meio das engenharias, seja mecânica, civil ou de produção e também abre reflexões no ramo da bioengenharia e engenharia clínica.

     Além da edição em destaque, as seções “Educação e Sociedade”, “Ciências Econômicas, Sociais e Políticas” e “Saúde e Meio Ambiente” completam o volume.

     Desejamos uma boa leitura!

     Comissão Editorial da Revista Episteme Transversalis 

  • INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS EM PAUTA
    v. 13 n. 2 (2022)

    O mundo que conhecemos é o resultado de constantes inovações tecnológicas. É curioso pensar que o primeiro equipamento móvel com diferentes funções foi criado em 1992 e que embora o termo “smartphone” ainda não existisse, o aparelho iria evoluir e ser uma potência da qual a sociedade não conseguiria abrir mão trinta anos depois.  É como ter um minicomputador na palma da mão e isso abre reflexão a respeito do avanço tecnológico, pois novas ideias são desenvolvidas a cada dia, principalmente por meio do Sistema de Informações referente à área geral da Computação de forma ampla ou específica. Essa crescente área contempla a internet, banco de dados, negócios ou até mesmo comunicação e gestão.

    A revista Episteme Transversalis avança em 2022 com mais uma edição “INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS EM PAUTA” que integra o seu décimo terceiro volume, número 2, divulgando artigos de projetos inovadores dos estudantes de Sistema de Informação. 

    Além da edição em destaque, as seções “Educação e Sociedade” e “Ciências Econômicas, Sociais e Políticas” completam o volume com artigos que discutem linguagem, educação, e o serviço social em diversas áreas.

    Estimamos uma ótima leitura a todos!

    Comissão Editorial da Revista Episteme Transversalis 

  • RELATOS HISTÓRICOS: Estudos e Pesquisas Acadêmicas
    v. 13 n. 1 (2022)

    A história é uma ciência que estuda e investiga os feitos humanitários ao longo dos séculos. A influência do meio, a evolução de ações, pensamentos e a análise de acontecimentos durante a linha do tempo são fatores que auxiliam na compreensão de como homens, mulheres, idosos, jovens ou crianças se comportam atualmente. Nessa perspectiva, os relatos e estudos históricos servem como instrumento de conscientização dos homens na construção de uma sociedade mais justa. 

     A revista Episteme Transversalis abre o ano de 2022 com a edição “RELATOS HISTÓRICOS: Estudos e Pesquisas Acadêmicas” que integra o seu décimo terceiro volume ressaltando a relevância histórica com artigos que tratam de diversas temáticas dentro da área e abrem reflexões e análises. 

    Além da edição em destaque, as seções “Ciências Econômicas, Sociais e Políticas” e “Saúde e Meio Ambiente” completam o volume com artigos que tratam de questões sociais envolvendo o direito, ciência e educação. Há também estudos pertinentes ao meio ambiente, à área das ciências biológicas e saúde mental.   

    Desejamos a todos uma ótima experiência! 

    Comissão Editorial da Revista Episteme Transversalis 

  • A LINGUAGEM ORAL, LEITURA E ESCRITA COMO DESAFIO EDUCACIONAL
    v. 12 n. 3 (2021)

    A linguagem está presente em praticamente tudo e a língua é uma das diversas formas de compreendê-la. O campo das Letras se desdobra em estudos da língua, fala e escrita, sempre valorizando a leitura e o conhecimento. Entretanto, em um mundo cada vez mais conectado, com a necessidade de uma comunicação mais rápida, a língua se transforma e o quanto isso pode afetar a escrita da nova geração?

    A Revista Episteme Transversalis traz em seu décimo segundo volume, a terceira e última edição do ano composta por trabalhos que discutem e analisam aquisição de línguas, a leitura, e escrita. As dificuldades que surgem nos anos inicias, o impacto na escrita formal por conta das redes sociais, reflexões sobre o estímulo da leitura e diversos outros assuntos pertinentes à área são assuntos levantados na seção de destaque.

    Além desses há também artigos de diversas outras áreas que estimulam a pesquisa e o conhecimento, papel interdisciplinar de nossa revista!

    Desejamos a todos uma boa Leitura!

    Comissão Editorial da Revista Episteme Transversalis

  • PESQUISAS E ANÁLISES BIOMÉDICAS
    v. 12 n. 2 (2021)

    Nossa segunda edição de 2021, considerando o cenário atual da pandemia, permanece na pauta da saúde que tem sido uma grande preocupação de toda a sociedade.  Entretanto, o foco agora é no campo crescente da Biomedicina. Diversos avanços científicos na área,  foram possíveis graças aos pesquisadores que se dedicam diariamente às descobertas biomédicas.

    O empenho, investigação, estudo e inovações  científicas  no campo  da saúde,  realizadas pelos profissionais atuantes nessa área tem salvado milhares de vidas.  Pensando nisso, trouxemos artigos diversos que fomentam discussões sobre a saúde humana com foco em doenças, medicamentos,  análises clínicas, bioquímicas, microbiológicas etc. A ideia é a compreensão das causas e efeitos dos fatores ambientais e epidemiológicos sobre a saúde coletiva, sempre trabalhando para uma informação de qualidade que possa desenvolver o conhecimento científico.

    Além do tema  em destaque, também apresentamos a seção “Educação e Sociedade” com artigos sobre linguagem, tradução, metodologias ativas etc. Estimamos a todos uma ótima experiência com a leitura dos trabalhos acadêmicos presentes em nosso volume 12, número 2!

    Comissão Editorial da Revista Episteme Transversalis

  • RELAÇÕES HUMANAS: O Papel da Psicologia
    v. 12 n. 1 (2021)

    É com muita satisfação que abrimos o ano de 2021 com a primeira edição de Psicologia na história da Episteme Transversalis. Um trabalho modulado por autores que amam o que fazem e compartilham suas pesquisas e descobertas neste campo em constante expansão. Os mistérios da psique humana já estavam em pauta antes do período pandêmico e agora com os “efeitos colaterais” provocados, a temática se torna ainda mais relevante.

    O comportamento humano através dos séculos proporcionou infindáveis estudos e a partir disso, nossa edição de destaque se propõe a discutir assuntos como as relações familiares, no ambiente de trabalho e no contexto escolar. Contempla também pesquisas na área da saúde e debates sobre o papel social da mulher.

    Além da edição em destaque, também apresentamos outras seções como Saúde e Meio Ambiente, seguida de AET (Arquitetura, Engenharia e Tecnologias).

    Gostaríamos de agradecer especialmente aos professores que prontamente contribuíram para realização desta edição, Alexandre Batista,  Camila Resende, Ludmilla Furtado  e Elizabeth Duarte.

     Estimamos a todos uma boa leitura!  

    Comissão Editorial da Revista Episteme Transversalis 

  • NUTRIÇÃO E MEIO AMBIENTE EM FOCO
    v. 11 n. 3 (2020)

    Para fecharmos o ano com chave de ouro, nada melhor que abordarmos assuntos pertinentes à saúde, tendo em vista que em 2020 muito se discutiu sobre esta temática. Ansiedade, preocupação e aflição foram alguns dos sentimentos que fizeram parte da vida de todos os indivíduos e, como consequência, modificaram hábitos regulares, interferindo na alimentação e rotina da população. 

    Diante disso, os estudos não só no campo da nutrição, mas também na área da saúde de uma forma geral trazem benefícios e nos fazem refletir sobre mudanças de hábitos para fins mais saudáveis. Sendo assim, a Revista Episteme Transversalis traz em destaque a seção “Saúde e meio ambiente” apresentando pesquisas acadêmicas que fomentam reflexões sobre alimentação, comportamento e também, alguns artigos sobre questões ambientais.  

    Além destes trabalhos, também apresentamos outras seções como “Arquitetura, Engenharia e Tecnologias e (AET)” “Educação e Sociedade”. 

     Estimamos uma ótima experiência de leitura e aprendizagem! 

    Comissão Editorial da Revista Episteme Transversalis 

  • EDUCAÇÃO: Reflexos & Reflexões
    v. 11 n. 2 (2020)

    O educador tem a incansável tarefa de transformar. Transformar a si mesmo, o outro e os espaços por onde passa, sejam eles físicos ou virtuais. Pensar e repensar o processo de ensino-aprendizagem e quebrar paradigmas são algumas de suas responsabilidades. Para refletirmos sobre isso, a Comissão Editorial da Revista Episteme Transversalis publica agora trabalhos acadêmicos na seção “Educação e Sociedade”.

    Entender o contexto social no qual o aluno está inserido, o processo que o acompanhará durante sua experiência escolar e a gestão de um ambiente favorável são algumas das ricas questões que serão levantadas no destaque desta edição.

    Além destes trabalhos, também apresentamos outras seções como “Ciências Econômicas, Sociais e Políticas (Ciências ESP)”, “Arquitetura, Engenharia e Tecnologias (AET)” “Saúde e Meio Ambiente”.

    Estimamos uma boa leitura!

    Comissão Editorial da Revista Episteme Transversalis

  • É TEMPO DE ESTRATÉGIAS!: Articulações sobre Empreendedorismo
    v. 11 n. 1 (2020)

    Vivemos um momento atípico no qual palavras e atitudes são resinificadas. É preciso se adequar, ou seja, adaptar ao novo, aprender, reaprender e empreender. Nesta edição teremos as seções “Ciências Econômicas, Sociais e Políticas (Ciências ESP)”, “Arquitetura, Engenharia e Tecnologias (AET)” “Saúde e Meio Ambiente” e a seção de destaque: “Educação e Sociedade” trazendo artigos que falam sobre empreendedorismo.

    Como a família pode se unir e ajudar neste cenário? Em uma empresa privada ou pública, é importante pensar no clima do ambiente de trabalho? A satisfação do funcionário está relacionada com sua produtividade? Como lidar com as vantagens e desvantagens ao se tornar empreendedor? Pensando neste e outros aspectos levantados por nossos autores, a Comissão Editorial da Revista Episteme Transversalis publica agora trabalhos acadêmicos que tratam a temática.

    Você conhecerá técnicas e estudos no campo da administração que abordam marketing, estratégias, tomada de decisões, relacionamentos interpessoais e profissionalização. Pois, afinal de contas, é importante se solidificar em uma economia mutável.

    Estimamos a todos uma boa leitura!

    Comissão Editorial da Revista Episteme Transversalis

  • SAÚDE E MEIO AMBIENTE EM PAUTA
    v. 10 n. 3 (2019)

     A última edição do ano está imperdível! Apresentamos o terceiro número do nosso décimo volume com o compromisso de ampliar a nossa periodicidade de semestral para quadrimestral. Nesta edição teremos as seções “Ciências Econômicas, Sociais e Políticas (Ciências ESP)”, “Arquitetura, Engenharia e Tecnologias (AET)” e a seção de destaque: “Saúde e Meio Ambiente”.

    Pauta das discussões mais importantes do mundo, a saúde e o meio ambiente são, sem dúvidas, temas para serem estudados e analisados.  Pensando nisso, a Comissão Editorial da Revista Episteme Transversalis publica agora trabalhos acadêmicos de renomada qualidade que tratam das vertentes deste tema.

    Você conhecerá pesquisas que abordam desde análise nutricional e qualidade de alimentos, até o estudo de práticas ambientais, verificação de solo, contaminação em água de manguezal, atividade específica de potássio em amostras de rochas, contenção de encostas, entre outros.

    Estimamos uma ótima experiência de leitura e aprendizagem!

    Comissão Editorial da Revista Episteme Transversalis

  • DIREITO E ÉTICA EM QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS
    v. 10 n. 2 (2019)

    A Revista Episteme Transversalis, QUALIS B4 (ISSN: 2236-2649), é uma publicação científica interdisciplinar, que tem como objetivo principal refletir sobre as questões de nosso tempo a partir de assuntos atuais relacionados à diversas áreas do conhecimento. 

    Visando ampliar sua periodicidade de semestral para quadrimestral, optamos por incluir novas seções em todas as futuras edições.

    1) Ciências Econômicas, Sociais e Políticas (Ciências ESP)

    2) Educação e Sociedade

    3) Arquitetura, Engenharia e Tecnologias (AET)

    4) Saúde e Meio Ambiente

    Em destaque, temos uma edição intitulada: “DIREITO E ÉTICA EM QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS" dentro da seção “Ciências Econômicas, Sociais e Políticas” que aponta a aplicação do Direito e sua complexidade frente às questões atuais. Os artigos dialogam sobre algumas situações do cotidiano, os dilemas das relações, suas controvérsias e abre reflexão sob a ótica do Direito.

    Desejamos uma boa leitura!

    Comissão Editorial da Revista Episteme Transversalis

  • PESQUISA EM POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL: Experiências e Possíveis
    v. 10 n. 1 (2019)

    A Revista Episteme Transversalis reúne nesta edição especial trabalhos apresentados no “I CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISADORES EM POLÍTICAS PÚBLICAS” que ocorreu no dia 28 de março de 2019 na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Os artigos trazem reflexões nas áreas da educação, da saúde, jurídicas e ambientais, possibilitando problematizações e trocas de experiências sobre os desafios, dificuldades e possibilidades das políticas públicas na atualidade. Você vai conferir trabalhos acadêmicos de altíssima qualidade escritos por profissionais que abrem diálogos para que as políticas públicas possam efetivamente produzir relações positivas, capazes de transformar os espaços públicos em lugares de encontros potentes que fortaleçam ao invés de policiar e punir.  Esta edição composta por 25 contribuições é o resultado de uma parceria formidável que contou com a iniciativa dos idealizadores do evento e o desejo da Episteme Transversalis em valorizar a construção de novas experiências com um olhar sobre o mundo a partir das possibilidades e fomentar a produção científica no âmbito das políticas públicas, compartilhando do pensamento de Deleuze, "um pouco de possível, senão eu sufoco".

     

    Agradecemos a todos os editores, avaliadores, pareceristas e autores pela dedicação ao projeto. Apreciem e boa leitura!

     

    Comissão Editorial da Revista Episteme Transversalis

     

    Fundo da imagem criado por kjpargeter - br.freepik.com

  • NOS DOMÍNIOS DA LÍNGUA: Português, Literatura e Inglês
    v. 9 n. 2 (2018)

    EDITORIAL:

    Prepare-se para embarcar numa viagem rumo ao conhecimento. “Letras” é um campo riquíssimo com temáticas envolventes. A Revista Episteme Transversalis apresenta, com muita satisfação, o segundo exemplar da sua nona edição que traz artigos das diversas área de estudo: “NOS DOMÍNIOS DA LÍNGUA: Português, Literatura e Inglês”. Composta por trabalhos de renomados professores pesquisadores e, também, alunos aplicados, esta edição abrange estudos contemporâneos acerca da gramática tradicional, nas áreas de morfologia, sintaxe, semântica etc. Contempla também o estudo científico da linguagem através da linguística, abre reflexões por meio de textos literários de excelência, inclusive discutindo o verdadeiro papel da literatura no processo de formação do indivíduo e, para fechar com chave de ouro, exibe artigos inteiros em inglês, explorando a abordagem desta língua nas escolas, sua relevância fonética, o aluno e suas necessidades como foco na aquisição deste idioma universal, indispensável nos dias de hoje.

     Aventure-se!

    Boa leitura!

    Comissão Editorial da Revista Episteme Transversalis

  • TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE NA ENGENHARIA CIVIL TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE NA ENGENHARIA CIVIL
    v. 9 n. 1 (2018)

    EDITORIAL:

    O volume 9, número 1 da Revista Episteme Transversalis apresenta discussões que envolvem principalmente aspectos ligados a tecnologia e sustentabilidade articulados ao campo da Engenharia Civil, que atravessa um momento de intenso desenvolvimento com vistas a sofisticação e economia. Sendo assim, as pesquisas apresentadas por meio dos artigos desta edição   são extremamente oportunos, seja pela análise de softwares que automatizam processos, pela abordagem de novas técnicas sustentáveis para minimizar o problema da escassez de recursos hídricos, ou pela otimização de procedimentos para se obter mais qualidade, redução de tempo e custo, além do compromisso socioambiental. O conteúdo apresentado nesta edição aborda assuntos que reforçam os valores e princípios do UGB, por meio do estímulo à inovação e da conscientização para a sustentabilidade e  transformação social.

    O conhecimento nos espera!

    Boa leitura!

    Comissão Editorial da Revista Episteme Transversalis

     

    ISSN 2236-2649

  • QUESTÕES PSICOPEDAGÓGICAS ATUAIS: Novos Olhares para Velhas Questões. QUESTÕES PSICOPEDAGÓGICAS ATUAIS: Novos Olhares para Velhas Questões
    v. 8 n. 2 (2017)

    EDITORIAL:

    Na sociedade atual, é imperioso ser um bom aprendiz. Sendo assim, o Volume 8, número 2, da Revista Episteme Transversalis discute sobre a ótica psicopedagógica diversas assuntos ligados à aprendizagem humana.  Questões articuladas com a ludicidade, a motivação, o envelhecimento, problemas de aprendizagem, incluindo dislexia, disgrafia, problemas motores, déficit de atenção e enfermidades como microcefalia, que teve um surto recente no Brasil, se tornam objeto de análise nos artigos apresentados. Todos os temas articulam teorias psicopedagógicas com outras ciências, buscando sempre a potencialização e bem-estar do sujeito que é o cerne deste trabalho. Desta forma, com satisfação e ao mesmo tempo, com a certeza de que os temas não foram esgotados e necessitam de novas abordagens, o Centro Universitário Geraldo Di Biase apresenta este volume intitulado: “Questões psicopedagógicas atuais: Novos Olhares para Velhas Questões”.

    Boa leitura!

    Comissão Editorial da Revista Episteme Transversalis

     

    ISSN 2236-2649

  • FUNDAMENTOS DA AÇÃO PROJETIVA EM ARQUITETURA E URBANISMO FUNDAMENTOS DA AÇÃO PROJETIVA EM ARQUITETURA E URBANISMO
    v. 8 n. 1 (2017)

    EDITORIAL:

    O Centro Universitário Geraldo Di Biase apresenta o Volume 8, número 1, da Revista Episteme Transversalis. Doze artigos científicos foram selecionados para compor o tema “Fundamentos da Ação Projetiva em Arquitetura e Urbanismo”.  Os projetos apresentados nos fazem pensar em como a arquitetura vai além da criação de ambientes e organização de espaços para abrigar os diversos tipos de atividades humanas. Através de arte e técnica, a Arquitetura estabelece um compromisso com a sociedade, visando atendê-la de maneira delicada, eficiente e sofisticada. Neste volume, temos propostas dedicadas ao esporte, transporte, educação, mercado de trabalho, cultura e lazer. Você vai conhecer várias pesquisas feitas na região e projetos como a revitalização do Estádio Leão do Sul em Barra Mansa, do aeroporto em Angra dos Reis, ampliação escolar, no caso da Escola Lua de Cristal Regina Celia. Ainda visando melhorar o desenvolvimento integral dos indivíduos, temos o Projeto Arquitetônico do Centro Bem-Estar Juvenil, a Abordagem da Arquitetura voltada para Socioeducação e a criação de um Centro de Treinamento e Formação de Atletas, no município de Rio Claro. Enxergando no perfil do UGB, o incentivo ao empreendedorismo e estímulo às pesquisas e ações inovadoras no meio acadêmico, um dos projetos arquitetônicos propõe uma Incubadora de Empresas para o Centro Universitário. Para completar a edição, vários projetos culturais foram desenvolvidos, como o Projeto Arquitetônico para Conservação de Memória do Parque da Cidade de Barra Mansa, a Instalação de um Ecomuseu e Teleférico no Parque Nacional de Itatiaia, o Complexo Cultural Arigó e a Escola Livre de Cinema Economia Criativa e Transformação Social. O Centro Universitário Geraldo Di Biase parabeniza e agradece aos autores pela dedicação nesses artigos que contribuem para o prestígio da região, sempre com um olhar atento às necessidades. Venha apreciar esta edição!

    Boa leitura!

    Comissão Editorial da Revista Episteme Transversalis

     

    ISSN 2236-2649

  • SERVIÇO SOCIAL E PEDAGOGIA EM DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS SERVIÇO SOCIAL E PEDAGOGIA EM DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS
    v. 7 n. 2 (2016)

    EDITORIAL:

    É com satisfação que o Centro Universitário Geraldo Di Biase lança o Volume 7, número 2, da Revista Episteme Transversalis, com dez artigos científicos cujo tema “Serviço Social e Pedagogia em defesa dos Direitos Humanos” traz trabalhos de pesquisa realizados no âmbito desses dois cursos que atuam no campo da Educação em Direitos Humanos. Os artigos discutem questões ligadas à Reforma Psiquiátrica Brasileira, inclusão social de pessoas com transtorno do espectro autista, educação popular em saúde, demandas das Promotorias de Justiça de Infância e Juventude, tráfico de pessoas na dimensão do trabalho, Política de Assistência Social para a população LGBT, Sistema Único de Assistência Social, gênero e brinquedos infantis, Transplante de Órgãos e intolerância religiosa, em uma linguagem simples que trará ao leitor bons momentos de aquisição de conhecimentos acerca da temática apresentada.

    Os assuntos abordados nos artigos científicos reforçam o compromisso do UGB com a educação e com as práticas transformadoras da sociedade.

    Boa leitura!

    Comissão Editorial da Revista Episteme Transversalis

     

    ISSN 2236-2649

  • ADMINISTRAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES: As Tessituras da Gestão ADMINISTRAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES: As Tessituras da Gestão
    v. 7 n. 1 (2016)

    EDITORIAL:

    O Centro Universitário Geraldo Di Biase mais uma vez disponibiliza as produções acadêmicas realizadas no âmbito de seus cursos de graduação e pós-graduação, por meio da Revista Episteme Transversalis, que desde seu primeiro número, vem divulgando os saberes e práticas acadêmicas resultante de pesquisas em diferentes campos de conhecimento. No número atual, o tema “Administração nas Organizações: as tessituras da Gestão” disponibiliza artigos elaborados por estudantes e professores dos Cursos de Administração e Engenharia de Produção, relativos à gestão empresarial nos diversos setores públicos e privados. O caráter multidisciplinar da área permitiu a busca de informações e propostas de soluções para problemas cotidianos da administração, trazendo artigos que envolveram: Gestão de Pessoas, Gestão de Negócios, Qualidade, História, Psicologia, Marketing, Produção e Logística, Economia e Ensino. Esses temas reforçam o compromisso do UGB com a transformação social, porque possibilitam a análise e a reflexão do leitor acerca da Administração Organizacional. A Comissão Editorial aproveita o momento e agradece aos autores e aos colaboradores que disponibilizaram seu tempo e conhecimentos para a consecução de mais um dos projetos de sucesso realizados pelo UGB.

    Boa leitura!

    Comissão Editorial da Revista Episteme Transversalis

     

    ISSN 2236-2649

     

  • BIOMEDICINA EM FOCO
    v. 6 n. 2 (2015)

    EDITORIAL:

    O Centro Universitário Geraldo Di Biase tem o prazer em disponibilizar ao público a mais nova edição da Revista Episteme Transversalis, que desde seu primeiro volume vem divulgando as pesquisas e produções acadêmicas realizadas em diferentes áreas do conhecimento sobre as quais seus cursos de graduação e de pós-graduação estão alicerçados. Neste número, sob o tema “Biomedicina em foco”, a Revista Episteme Transversalis reuniu sete artigos científicos que envolveram estudos relativos à saúde e nutrição; dados epidemiológicos, desenvolvimento de novos fármacos e tratamentos para a cura de doenças; contaminação e controle em alimentos que ameaçam à saúde pública; e a utilização de substâncias no tratamento estético. Os assuntos abordados nestes artigos científicos reforçam o compromisso do UGB com a transformação social, porque possibilitam ao leitor refletir sobre alguns problemas relativos à saúde humana que envolvem o seu cotidiano. Aproveitamos a oportunidade para agradecer aos colaboradores e todos aqueles que contribuíram para a consecução de mais um dos projetos de sucesso realizados pelo UGB.

    Boa leitura!

    Comissão Editorial da Revista Episteme Transversalis

     

    ISSN 2236-2649

     

  • ENSINO E PESQUISA NA ENGENHARIA: Um percurso necessário ENSINO E PESQUISA NA ENGENHARIA: Um Percurso Necessário
    v. 6 n. 1 (2015)

    EDITORIAL:

    “Ensino e Pesquisa na Engenharia: um percurso necessário” é o título desta edição da Revista Episteme Transversalis, que apresenta a produção de alguns professores dos cursos de Engenharia do UGB/FERP. O UGB/FERP possui uma grande tradição no ensino das engenharias, sendo que o primeiro curso de engenharia Civil no UGB/FERP foi autorizado a funcionar pelo Conselho Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro no final de 1968. Atualmente oferece cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia Mecânica nos campi Barra do Piraí, Nova Iguaçu e Volta Redonda. Vale ressaltar que todos os cursos são reconhecidos e com bons desempenhos nas avaliações e exames oficiais. A engenharia é indispensável na construção e desenvolvimento de qualquer país, especialmente levando-se em consideração as dimensões, carências e necessidades que o Brasil apresenta. Assim, os temas abordados nesta edição levam em consideração diversos aspectos em que a engenharia se faz presente, como:

    - a construção sustentável, necessária para manutenção do meio ambiente, com os artigos: A construção Modular com Utilização de Painéis EPS, Produção de Tijolos Ecológicos no UGB, Reuso Predial de Águas de Chuva Aplicados em um Edifício Residencial no Município do Rio de Janeiro e Aproveitamento de Águas Pluviais em uma Residência no Município de Nova Iguaçu.

    - o estudo de materiais, com os artigos: Estudo de Viabilidade Técnica de Automatização da Caracterização Microestrutural de Ferro Fundido Nodular numa Fundição do Interior do Rio de Janeiro e Estudo dos Critérios de Falhas em Flexão em Compósitos PPS/Fibras de Carbono Utilizando Elementos Finitos.

    - o uso de ferramentas ou técnicas para facilitar o aprendizado, com os artigos: O Saber Prático: Uma Proposta para Contribuir com a Formação do Engenheiro de Produção e Propostas Computacionais para o Ensino de Mecânica Vetorial: Materiais Potencialmente Significativos.

    Que a leitura desta edição contribua para reflexão, ampliação dos conhecimentos e provocação a novas proposições.

    Boa leitura!

    Comissão Editorial da Revista Episteme Transversalis

     

    ISSN 2236-2649

     

  • PIC: Programa de Iniciação Científica – UGB PIC: Programa de Iniciação Científica – UGB
    v. 5 n. 2 (2014)

    EDITORIAL:

    "PIC: Programa de Iniciação Científica – UGB" é o título dessa edição da Revista Episteme Transversalis, composta por uma pequena representação dos Projetos de Iniciação Científica realizados ao longo do ano de 2013 pelos docentes e discentes dos diversos cursos do Centro Universitário Geraldo Di Biase - UGB. Desde 2006 o UGB vem investindo em Projetos de Iniciação Científica por acreditar que a pesquisa é o instrumento capaz de despertar a vocação científica, incentivando os estudantes de graduação e estimulando a articulação entre a graduação e a pós-graduação, contribuindo, assim, com a formação dos acadêmicos. O UGB acredita que ao estimular docentes e discentes por meio dos Projetos de Iniciação Científica, está contribuindo com a formação de recursos humanos mais produtivos, com capacidades para atuarem em atividades científicas em diferentes áreas do conhecimento. Por intermédio desses Projetos, discentes e docentes estão desenvolvendo não apenas as técnicas e métodos de pesquisa, mas a capacidade de pensar cientificamente e a criatividade, tão necessárias na atualidade. Os artigos publicados nesta edição da Revista Episteme Transversalis têm a participação de alunos e professores em Projetos de Iniciação Científica, que apresentaram qualidade acadêmica e mérito científico.

    Você é nosso convidado! Boa leitura!

    Comissão Editorial da Revista Episteme Transversalis

     

    ISSN 2236-2649

     

1 a 25 de 31 itens 1 2 > >>