O ENSINO DAS ORAÇÕES SUBSTANTIVAS: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O TRATAMENTO DA VARIAÇÃO NAS ORAÇÕES ARGUMENTAIS

  • Aléxia de Andrade Silva Corrêa UGB
  • Juliana Barros Nespoli UGB

Resumo

O objetivo geral deste trabalho é contribuir para a reflexão acerca do ensino de gramática em Língua Portuguesa. Mais especificamente, pretende-se (1) investigar o ensino das orações argumentais (orações substantivas), considerando as características típicas da sintaxe da escrita, no Ensino Médio; (2) propor um conjunto de atividades pedagógicas voltadas para o estudo da subordinação argumental a serviço das práticas de escrita. Para alcançar o objetivo específico (1), foram analisados livros didáticos provenientes dos anos finais da educação básica, com a intenção de investigar o tratamento das orações argumentais, essencialmente as subordinadas substantivas. Verificouse que as atividades oriundas dos livros se preocupam com a identificação e classificação de estruturas em detrimento da promoção da reflexão acerca da língua. Para alcançar o objetivo específico (2), foi proposto um conjunto de cinco atividades visando à reflexão acerca da estrutura de orações argumentais e abordando o fenômeno do queísmo.

Como Citar
DE ANDRADE SILVA CORRÊA, Aléxia; BARROS NESPOLI, Juliana. O ENSINO DAS ORAÇÕES SUBSTANTIVAS: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O TRATAMENTO DA VARIAÇÃO NAS ORAÇÕES ARGUMENTAIS. Jornada de Iniciação Científica, [S.l.], v. 17, n. 17, p. PDF, ago. 2023. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/jornic/article/view/2984>. Acesso em: 18 maio 2024.