APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS EM CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE

Características, Efetividade e o Papel do Facilitador

  • Felipe Mactavisch da Cruz
  • Elisa Ferreira Silva de Alcantara

Resumo

Há muitos anos, as metodologias ativas de ensino-aprendizagem são tema de debates. Dentre as metodologias ativas bem documentadas, a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL- Problem Based Learning) parece se destacar para os cursos da área da saúde, por estimular debates a respeito de situações que serão enfrentadas pelos profissionais dessa área ao longo de suas carreiras. O presente trabalho visou, por meio de revisão bibliográfica, discutir as principais características da metodologia de PBL, os métodos de aplicação da mesma, as consequências de sua introdução nos cursos superiores da área de saúde e a relação entre o professor e a PBL. Analisando a bibliografia levantada, foi possível constatar a efetividade da metodologia por diferentes prismas, o que aponta a necessidade de implementação da mesma nos cursos superiores da área da saúde, mesmo que de forma gradativa, a fim de ambientar a instituição, o facilitador e os alunos.

Como Citar
MACTAVISCH DA CRUZ, Felipe; FERREIRA SILVA DE ALCANTARA, Elisa. APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS EM CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE. Simpósio, [S.l.], n. 7, fev. 2019. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/1175>. Acesso em: 24 abr. 2024.