APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETO - PBL

Aplicação em duas Disciplinas da Engenharia Civil do UGB

  • Lauro Leoncio Wagner Peixoto

Resumo

Esta pesquisa, na forma bibliográfica, tem como objetivo principal apresentar um modelo para a aplicação da ABP, metodologia de aprendizagem por projeto, em duas disciplinas do curso de Engenharia Civil do UGB – Centro Universitário Geraldo Di Biase, Instalações Elétricas Prediais e Química. O modelo apresentado poderá servir como base para aplicação da metodologia da aprendizagem por projeto em outras disciplinas do mesmo curso ou dos demais cursos do UGB. Vale dizer que embora a metodologia não seja tão recente, sua aplicação no ensino superior no Brasil ainda carece de pesquisas que, de forma abrangente, demonstrem sua adequabilidade às diversas disciplinas que compõem a grade curricular das IES. A escolha das duas disciplinas para a prototipagem da aplicação da metodologia ocorreu por conveniência e livre escolha dos professores autores desta pesquisa. Para contextualização buscou-se autores especializados nas metodologias ativas, tais como Bacich e Moran (2018), Camargo e Daros (2018), Bender (2014), dentre outros. Cabe destacar que o modelo ora apresentado será aplicado nas disciplinas elencadas no período letivo próximo vindouro, haja vista não ter havido tempo hábil para sua aplicação no corrente período. Ademais sua apresentação poderá sensibilizar, desde já, outros professores a sua adoção. Vale destacar que atualmente a ABP é considerada por diversos autores como uma das metodologias ativas mais apropriadas ao ensino da engenharia.

Como Citar
PEIXOTO, Lauro Leoncio Wagner. APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETO - PBL. Simpósio, [S.l.], n. 7, fev. 2019. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/1209>. Acesso em: 25 abr. 2024.