COMPARAÇÃO DE PERFIS DE DESEMPENHO ENTRE MÉTODO DE BUSCA PADRÃO E MÉTODO SIMPLEX DE NELDER-MEAD PARA PROBLEMAS DE OTIMIZAÇÃO NÃO LINEAR IRRESTRITA

  • Ronaldo Alves de Abreu

Resumo

Problemas de Otimização tem as mais diversas aplicações em Engenharia e Tecnologia. Estes problemas, muitas vezes, surgem de processos de otimização de funções com imagem escalar. A forma de resolução destes problemas tem impacto direto na eficiência da obtenção do resultado. Com isto, a avaliação de uma medida de desempenho auxilia na escolha do método de solução mais adequado para o problema a enfrentar. Este artigo apresenta um estudo de simulação envolvendo dois métodos de otimização não-linear sem avaliação de derivadas e seus perfis de desempenho correspondentes, além da discussão sobre a determinação da seleção do método com perfil de maior chance de eficiência.

Como Citar
ABREU, Ronaldo Alves de. COMPARAÇÃO DE PERFIS DE DESEMPENHO ENTRE MÉTODO DE BUSCA PADRÃO E MÉTODO SIMPLEX DE NELDER-MEAD PARA PROBLEMAS DE OTIMIZAÇÃO NÃO LINEAR IRRESTRITA. Simpósio, [S.l.], n. 7, fev. 2019. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/1211>. Acesso em: 26 abr. 2024.