ENSINO SUPERIOR

Uma Análise Metodológica

  • Bruna Gomes Fontes
  • Daniela Natividade da Silva Ferreira
  • Conceição Aparecida Fernandes Lima Panizzi

Resumo

O presente artigo discute a questão da metodologia utilizada pelos professores no processo ensino e aprendizagem no Ensino Superior. É fato que diante de tantas mudanças no mundo atual, a aceleração das informações em virtude do avanço tecnológico, a rapidez da comunicação, dentre tantas outras, não há mais como se conceber um ensino pautado nos moldes do século passado. É preciso repensar as metodologias de ensino, enquanto ferramentas, que vêm sendo utilizadas no Ensino Superior. Com base em tal premissa se justifica este estudo, com o objetivo de investigar como professores e alunos percebem a eficácia das metodologias utilizadas atualmente no Ensino Superior. O texto se estrutura inicialmente, com uma breve abordagem acerca do histórico do Ensino Superior no Brasil, com destaque para as mudanças ocorridas ao longo da história, dando ênfase à questão pedagógica. Seguese dispondo sucintamente sobre algumas ferramentas metodológicas associadas às teorias de aprendizagem que as sustentam. A seguir, uma pesquisa de opinião ilustra a realidade e a percepção, de alunos e professores, em relação às metodologias aplicadas atualmente nos cursos de licenciatura e bacharelado, conforme análise dos resultados. 

Como Citar
FONTES, Bruna Gomes; FERREIRA, Daniela Natividade da Silva; PANIZZI, Conceição Aparecida Fernandes Lima. ENSINO SUPERIOR. Simpósio, [S.l.], n. 7, fev. 2019. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/1240>. Acesso em: 18 abr. 2024.