A INFLUÊNCIA DO FUNK NA JUVENTUDE DE VOLTA REDONDA

  • Manuela Borges Alves Corrêa
  • Paulo Célio Soares

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a influência do funk na juventude de Volta Redonda dos anos de 1990 até os dias de hoje. Para tanto apresentaremos como esse gênero musical se originou, como chegou ao Brasil e em nossa cidade. Analisaremos como esse movimento se difundiu entre as camadas mais pobres, particularmente nas periferias da cidade, influenciando culturalmente a juventude volta-redondense. Discutiremos ao longo da pesquisa como esse fenômeno musical cresceu em busca de seus direitos e demonstrando grande resistência contra o preconceito, atuando como portador da vivência e dos problemas dos jovens das periferias em suas letras das músicas, abordando uma questão do pobre periférico
Este projeto situa-se na linha de diálogo e interdisciplinaridade entre História Social e Sociologia. Do ponto de vista metodológico utilizaremos métodos de pesquisa empírica e bibliográfica. A pesquisa bibliográfica inclui autores que abordam essa questão, nesse aspecto abordaremos os funkeiros como uma ‘tribo urbana’, utilizando os conceitos de Hall e Maffesoli. A pesquisa empírica será realizada em arquivos de jornais, arquivos e a fonte oral, que inclui entrevistas com funkeiros, além de questionários com jovens da cidade para identificar as influências desse ritmo na maneira de falar, vestir e hábitos da juventude. Por conta desses motivos elencados, essa pesquisa é de suma importância, haja vista que vem ganhando espaço cada vez mais no cotidiano do público jovem e também reconhecimento na área de pesquisas acadêmicas. Resultados apurados mostram que o funk influencia decisivamente a juventude em Volta Redonda em sua forma de vestir, expressar e se divertir.

Como Citar
CORRÊA, Manuela Borges Alves; SOARES, Paulo Célio. A INFLUÊNCIA DO FUNK NA JUVENTUDE DE VOLTA REDONDA. Simpósio, [S.l.], n. 7, fev. 2019. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/1267>. Acesso em: 28 mar. 2024.