BOLETINS DIOCESANOS

Volta Redonda e as Lutas Sociais dos Anos Setenta

  • Gabriel Gomes Spindola e Lincoln Jardim
  • Paulo Célio Soares

Resumo

Nossa pesquisa tem como objetivo entender por meio da análise das edições do Boletim Diocesano, periódico de comunicação oficial da Diocese de Barra do Piraí - Volta Redonda, como se deram as relações entre a Diocese e os Movimentos Sociais na cidade de Volta Redonda, inseridos no contexto histórico e social da década de setenta. A Diocese de Volta Redonda/Barra do Piraí liderada pelo Bispo Don Waldir Calheiros assumiu um papel eminentemente progressista na ‘Cidade do Aço’, como Volta Redonda é conhecida nacionalmente. Essa diocese teve forte atuação política e social na cidade por meio da atuação das Comunidades Eclesiais de Base, atuando principalmente nas periferias da cidade, estendendo a influência da Igreja aos que dela realmente precisavam, trazendo para a religião o comprometimento social com os mais desfavorecidos, o engajamento político e o acolhimento a quem era perseguido injustamente. A atuação do bispo Dom Waldyr Calheiros chocou-se contra o pensamento dominante de uma elite retrógrada, contra uma Igreja que até então se mantinha comprometida como poder autoritário que se estabeleceu no Brasil a partir de 1964. Essas mudanças encontram reflexo nos Boletins e por esse motivo entendemos que esse órgão de comunicação é de suma importância histórica, através de suas páginas publicadas de forma ininterrupta até os dias de hoje. Vamos compreender como a Igreja se posicionava oficialmente, de que forma essas posições eram disseminadas para toda a comunidade eclesial e como a nova abordagem da Igreja Católica interferiu no meio social ao qual ela se encontrava.
Do ponto de vista metodológico a pesquisa se insere no viés da Nova História Política. As fontes primárias são os Boletins da diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda que permitiram a análise as relações entre a Igreja local e os movimentos sociais no período recortado.

Como Citar
JARDIM, Gabriel Gomes Spindola e Lincoln; SOARES, Paulo Célio. BOLETINS DIOCESANOS. Simpósio, [S.l.], n. 7, fev. 2019. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/1270>. Acesso em: 26 abr. 2024.