DA LANTERNA MÁGICA AO MUNDO DIGITAL

Práticas Avançadas de Ensino para a Aprendizagem Na Educação Superior

  • Kátia Mara Ribeiro de Castro Purcina
  • Wendell de Paula
  • Luiza Angélica Paschoeto Guimarães

Resumo

Com o século XXI vieram as grandes transformações da sociedade inclusive na educação e com elas também a preocupação com a qualidade do ensino oferecido e como ele tem impactado em nossos alunos. Na busca pela construção de conhecimentos adotamos diversos métodos e variados recursos, denominados aqui de práticas avançadas de ensino, visando à aprendizagem e com ênfase na educação superior. Este artigo tem por objetivo demonstrar as origens das práticas de ensino atuais bem como os avanços tecnológicos e digitais utilizados em sala de aula, abordando as principais teorias de aprendizagem, e os estilos e modelos de aprendizagem. Também serão apresentadas atividades realizadas em sala de aula utilizando métodos de ensino como: a Sala de aula invertida; a Aprendizagem baseada em problemas; a Aprendizagem baseada em projetos; o Estudo de caso e a Aprendizagem entre pares e Times. Foi utilizada a metodologia de abordagem quali-quantitativa, com a realização de pesquisa de campo envolvendo a aplicação de questionário para estudantes de engenharia com o objetivo de identificar sua opinião em relação às metodologias utilizadas em sala de aula. Para isso, foi utilizado o aplicativo SurveyMonkey. Chegando-se a conclusão que os discentes clamam por uma metodologia mais “ativa”, mas não a reconhecem quando estão trabalhando com ela, querem mudanças, mas que não exijam muito envolvimento, porém, houve relatos de experiências em que os discentes demonstraram estar satisfeitos com as novas experiências metodológicas de ensino, descrevendo um ambiente mais interativo e agradável. As atividades utilizando as ditas “novas” metodologias são de grande valia na aquisição do saber, muito embora seja um desafio tanto para professores como para os alunos.

Como Citar
PURCINA, Kátia Mara Ribeiro de Castro; PAULA, Wendell de; GUIMARÃES, Luiza Angélica Paschoeto. DA LANTERNA MÁGICA AO MUNDO DIGITAL. Simpósio, [S.l.], n. 7, fev. 2019. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/1271>. Acesso em: 03 jul. 2024.