O IMPACTO DA UTILIZAÇÃO DO PLÁSTICO NO MEIO AMBIENTE E O USO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA REDUZIR O CONSUMO DESTE MATERIAL

  • Altagratia Chiesse

Resumo

Os problemas ambientais causados pelo excesso de produtos plásticos descartados de forma incorreta representam atualmente um dos maiores problemas ambientais que enfrentamos. O homem moderno consome demais produtos descartáveis, em uma quantidade absurdamente crescente, incompatível com a capacidade suporte do ambiente em receber um volume tão grande de dejetos, que não se deterioram com o passar dos anos. O plástico, o principal produto utilizado pela indústria, é um dos componentes mais problemáticos que descartamos no ambiente. Mesmo com tecnologias que permitem a reciclagem total deste produto, inúmeras vezes, inclusive, o produto é pobremente aproveitado pela indústria. Investe-se mais na produção de novos plásticos a partir da matéria prima básica do que em sua reciclagem. A falta de vontade da indústria, aliada a ineficiência total das políticas públicas para reciclagem fomentam um volume anual gigantesco de lixo plástico. Uma das tentativas de solucionar o problema está na Educação Ambiental, voltada para a conscientização da população sobre as graves consequências deste ciclo de consumo vicioso e nocivo.

Como Citar
CHIESSE, Altagratia. O IMPACTO DA UTILIZAÇÃO DO PLÁSTICO NO MEIO AMBIENTE E O USO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA REDUZIR O CONSUMO DESTE MATERIAL. Simpósio, [S.l.], n. 8, fev. 2020. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/1922>. Acesso em: 19 abr. 2024.