OS PROCESSOS ANDRAGÓGICOS APLICADOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DO TRABALHADOR EM UMA INDÚSTRIA METALÚRGICA DA REGIÃO DO MÉDIO PARAÍBA FLUMINENSE

  • Luiza Angélica Paschoeto Guimarães
  • Rafael Silva Ferreira Mendes

Resumo

O objetivo geral do estudo em questão é analisar como as aprendizagens resultantes de uma educação bancária, que a todo tempo nos ensina “o que pensar” ao invés de “como pensar”, afetam as possibilidades de continuar a evoluir pessoal e profissionalmente. Esse tipo de educação é um grande entrave na vida do trabalhador da indústria, impactando seu desenvolvimento sociocultural, assim como prejudicam o desenvolvimento econômico da empresa no qual este trabalhador atua. Trata-se de um estudo de caso aplicado a partir da criação da Sala Digital, dentro da PAM Canalização, uma Industria Metalúrgica de produção de tubos e válvulas do Grupo Saint-Gobain, localizada no município de Barra Mansa. Verificou-se que, por meio da Andragogia aplicada em um curso de inicialização a informática, houve a promoção da inclusão digital, o que favoreceu os processos de aprendizagem com vistas ao desenvolvimento pessoal e profissional desses.

Como Citar
GUIMARÃES, Luiza Angélica Paschoeto; MENDES, Rafael Silva Ferreira. OS PROCESSOS ANDRAGÓGICOS APLICADOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DO TRABALHADOR EM UMA INDÚSTRIA METALÚRGICA DA REGIÃO DO MÉDIO PARAÍBA FLUMINENSE. Simpósio, [S.l.], n. 8, fev. 2020. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/1972>. Acesso em: 24 jan. 2021.