APLICABILIDADE DO GRÁFICO DE CONTROLE XR<sub>movel</sub> E R<sub>movel</sub> DE VALORES INDIVIDUAIS PARA O MONITORAMENTO DA POLUIÇÃO DO AR NA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO

  • Túlio Sérgio de Almeida
  • Raphael de Abreu Ferreira Correia
  • Guilherme Alves Martins
  • Luiz Henrique Bento Pereira
  • Thais Nunes da Silva
  • Welbert Rafael Ponciano Arcanjo

Resumo

A pesquisa a seguir é fruto de um Projeto de Iniciação Científica financiado pela UGB. Os gráficos de controle são importantes ferramentas da qualidade no que se refere ao monitoramento de características da qualidade de produtos e serviços e podem ser aplicados em variados ambientes. A poluição do ar afeta diretamente a saúde humana uma vez que não só afeta o meio em que as pessoas habitam como também é responsável por causar doenças respiratórias. Já existem sistemas capazes de monitorar a poluição do ar, como o MonitorAr Rio que mensura o nível dos principais poluentes atmosféricos e os apresenta em forma de indicadores, porém os gráficos de controle são capazes de fornecer uma gestão visual tornando possível tomar decisões preventivas e preditivas. O objetivo desta pesquisa é apresentar um modelo de gráfico de controle capaz de monitorar a poluição atmosférica na região metropolitana do Rio de Janeiro, mostrando as vantagens do uso desta ferramenta em conjunto como o sistema de medição atual. Pela característica dos dados, observa-se que o gráfico de controle por variáveis do tipo XRmovel e Rmovel para valores individuais se mostra o mais adequado. Entre as regiões apresentadas, Copacabana se mostrou a de maior incidência de material particulado estando sujeita a ações corretivas, preventivas e preditivas. O modelo proposto se mostrou satisfatório, podendo ser aplicado no monitoramento da qualidade do ar da região de Copacabana, que se mostrou a mais sujeita ao poluente atmosférico MP10.

Como Citar
DE ALMEIDA, Túlio Sérgio et al. APLICABILIDADE DO GRÁFICO DE CONTROLE XRmovel E Rmovel DE VALORES INDIVIDUAIS PARA O MONITORAMENTO DA POLUIÇÃO DO AR NA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO. Simpósio, [S.l.], n. 8, fev. 2020. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/1979>. Acesso em: 25 abr. 2024.