UMA ANÁLISE COMPARATIVA DAS TECNOLOGIAS DE BANCO DE DADOS RELACIONAL E DE BANCO DE DADOS NATIVAMENTE ORIENTADO A OBJETOS

  • Anderson Evandro Simeão da Silva

Resumo

O aumento constante de informações manipuladas nos diversos setores administrativos da sociedade moderna nos últimos anos tem provocado buscas constantes por inovações tecnológicas e aperfeiçoamento das atividades dos desenvolvedores de sistemas computadorizados. No caso específico dos setores públicos federais, estaduais e municipais, os desenvolvedores de sistemas de software têm buscado diferentes formas de inovação e aperfeiçoamento, por meio do uso de novas tecnologias. Dentre as principais tecnologias emergentes que podem ser aplicadas nos diversos setores públicos encontra-se a tecnologia dos Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados Nativamente Orientados a Objetos (SGBDOO).Com a finalidade de contribuir com o estudo dessas novas tecnologias, este artigo descreve a experiência da comparação do funcionamento de um Sistema de Informação cuja implementação se deu utilizando-se dois modelos diferentes de Bancos de Dados – os Relacionais e os Orientados a Objetos. Para propiciar verificação e validação da análise comparativa da aplicação das duas tecnologias, de Bancos de Dados Relacionais (BDR) e Nativamente Orientados a Objetos (BDOO), durante a realização deste artigo foi desenvolvido um Protótipo do Sistema Fazendário para uma Prefeitura – o SIFAN, aplicando metodologias já existentes. O protótipo foi utilizado para comparar as diversas características inerentes aos Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados (SGBDs) de modelos diferentes, analisar e comentar o resultado destas comparações.Com a realização deste artigo, o autor pode reunir argumentos suficientes para concluir, com sucesso, que a nova tecnologia dos Bancos de Dados Nativamente Orientados a Objetos será, dentro de um curto prazo, a melhor alternativa tecnológica para utilização de bancos de dados para sistemas de informação, não somente nos setores públicos, mas também em outros setores.

Como Citar
SILVA, Anderson Evandro Simeão da. UMA ANÁLISE COMPARATIVA DAS TECNOLOGIAS DE BANCO DE DADOS RELACIONAL E DE BANCO DE DADOS NATIVAMENTE ORIENTADO A OBJETOS. Simpósio, [S.l.], n. 8, mar. 2020. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/2022>. Acesso em: 19 abr. 2024.