DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS BASEADOS NA ENGENHARIA REVERSA COMO ESTRATÉGIA DE APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA DISCIPLINA DE PROPRIEDADES DOS MATERIAIS DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA

  • Wilton Rogério Rozário

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar a experiência bem-sucedida da aplicação da metodologia ativa com base na aprendizagem por projetos de engenharia reversa desenvolvidos na disciplina de Propriedades dos Materiais, 7º período, Curso de Engenharia Mecânica, no Centro Universitário Geraldo Di Biase. São apresentados desafios contemporâneos do desenvolvimento da aprendizagem nos cursos das Instituições de Ensino Superior, as especificidades dos cursos de engenharia e as demandas a serem atendidas. Discutem-se também os projetos de engenharia reversa e os ganhos proporcionados com sua adoção como metodologia de ensino, as principais características dos projetos, como gerencia-los e seus impactos no processo de aprendizagem. Também estão descritas as etapas de implantação e desenvolvimento, e os resultados obtidos.

Como Citar
ROZÁRIO, Wilton Rogério. DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS BASEADOS NA ENGENHARIA REVERSA COMO ESTRATÉGIA DE APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA DISCIPLINA DE PROPRIEDADES DOS MATERIAIS DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA. Simpósio, [S.l.], n. 8, mar. 2020. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/2046>. Acesso em: 26 abr. 2024.