SAÍDA DE CAMPO PARA A PRAIA VERMELHA E MORRO DA URCA DA DISCIPLINA DE GEOLOGIA APLICADA PARA O 5º PERÍODO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL UGB/FERP, <i>CAMPUS</i> NOVA IGUAÇU

  • Aparecida Alvarez Maffra

Resumo

Na disciplina de Geologia Aplicada, pertencente ao 5º período do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Geraldo Di Biase-UGB/FERP, campus Nova Iguaçu, é realizada uma saída de campo para a Praia Vermelha e Morro da Urca no segundo bimestre de cada período, e lecionada pela professora Aparecida Alvarez Maffra. A escolha da Praia Vermelha e do Morro da Urca para a realização da saída de campo ocorre por diferentes motivos, dentre eles: as estruturas geológicas são de fácil observação, como os minerais que são bem grandes e possíveis de serem vistos a olho nú; e a maior parte da litologia daquela região ser de ortognaisse, que é a base litológica da cidade do Rio de Janeiro, sendo de extrema importância que um Engenheiro Civil que atue na cidade do Rio de Janeiro e Região Metropolitana aprenda a reconhecê-la. Além disso, o acesso é fácil ao bairro da Urca.

Como Citar
MAFFRA, Aparecida Alvarez. SAÍDA DE CAMPO PARA A PRAIA VERMELHA E MORRO DA URCA DA DISCIPLINA DE GEOLOGIA APLICADA PARA O 5º PERÍODO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL UGB/FERP, CAMPUS NOVA IGUAÇU. Simpósio, [S.l.], n. 8, mar. 2020. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/2056>. Acesso em: 26 abr. 2024.