Wac - Writing Across the Curriculum (A Escrita Através do Currículo)

  • Natália Silva de Alcantara

Resumo

O WAC é uma metodologia ativa que trabalha as habilidades comunicativas, especialmente a da escrita. Considera a escrita um processo de produção que só se aprende pela prática. Defende a tese de que atividades de escrita curtas e informais ajudam o aluno a pensar sobre os conceitos ou ideias principais apresentadas no curso. Parte do pressuposto de que a compreensão e as habilidades cognitivas do estudante melhoram por meio do processo da escrita, uma vez que se pode escrever para aprender, estruturar e organizar o pensamento. É uma metodologia que pode ser sempre utilizada, pois a escrita é uma habilidade necessária em qualquer atividade profissional. A tarefa de ensinar a escrever bem é de todos os professores do curso. Assim, é preciso escrever como prática linguística considerando as especificidades de cada disciplina. Exemplo: O relatório de laboratório de engenharia inclui informação muito diferente de um relatório anual de negócios. O WAC ajuda os alunos a desenvolver habilidades de escrita em situações simuladas de sua vida profissional como redigir relatórios, e-mail, informativos etc. Assim, os professores devem usar a escrita como estratégia de ensino-aprendizagem do conteúdo, uma vez que escrevemos para aprender e aprendemos com o que escrevemos. Quando se trabalha o WAC, todo o texto escrito é lido e comentado por um profissional específico da área de saber em que se insere a escrita e que domine as regras gramaticais. Deve-se fazer variações nos gêneros textuais propostos como: resenha, resumo, relatórios etc. O importante é começar com respostas pequenas e ampliar gradativamente a extensão dos textos, se for necessário. É recomendável que a folha com a proposta de escrita traga também o código de correção a ser adotado.

Como Citar
ALCANTARA, Natália Silva de. Wac - Writing Across the Curriculum (A Escrita Através do Currículo). Simpósio, [S.l.], n. 8, mar. 2020. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/2108>. Acesso em: 27 jan. 2021.